NORMAS PARA O ENVIO DE TRABALHOS

1) DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O prazo final para inscrição de trabalhos científicos será até às 23:59 (horário de Brasília) do dia 20 de setembro de 2017;
1.2. Para a inscrição do trabalho é necessário que todos os autores estejam inscritos no congresso;
1.3. O número máximo de autores (incluindo autor principal, coautores e orientadores) será de até 10 autores em artigos originais e de até 6 autores em relatos de caso;
1.4. Cada congressista poderá ser autor principal em até 3 trabalhos. Não haverá limite de trabalhos por coautor;
1.5. O tema do trabalho deve estar inserido em uma das seguintes áreas de pesquisa: bioquímica, imunologia, microbiologia, genética, toxicologia, fisiologia, patologia, parasitologia, clínica médica, cirúrgica, psiquiatria, saúde materno infantil, saúde do idoso, saúde coletiva, ginecologia e obstetrícia;
1.6. O autor que encaminhar trabalho para apresentação no COMEPP automaticamente se responsabiliza pela autorização do orientador e dos demais coautores (quando houver) pelo conteúdo científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical. O autor e coautores também assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar na METODOLOGIA, seguida do número do protocolo de cadastramento (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho);
1.7. Na falta da menção do número do protocolo de cadastramento (quando necessário) no Formulário de Inscrição de Trabalho, quando da submissão, o mesmo será automaticamente REPROVADO;
1.8. Os autores que receberem o parecer de REFORMULAÇÃO deverão providenciar as correções e submeter o trabalho para nova avaliação até o dia 23/09/2017, impreterivelmente. No caso de o trabalho receber o parecer de NÃO APROVADO, não há devolução da taxa de inscrição para nenhum dos autores;
1.9. O recebimento do certificado de apresentação de trabalho (comunicação oral ou painel) está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO do mesmo no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores;
1.10. A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 20/09/2017, caso contrário a inscrição do trabalho será automaticamente cancelada;
1.11. Os três melhores trabalhos de cada modalidade avaliados pela comissão avaliadora serão apresentados de forma oral, enquanto que os demais trabalhos aprovados serão apresentados na forma de pôster.

Serão aceitos DOIS tipos de resumos:
(1) Resumo de trabalho de pesquisa com RESULTADOS E CONCLUSÕES 
Este tipo de resumo deve ser a opção, exclusivamente, para trabalhos que já foram realizados, pois devem obrigatoriamente apresentar resultados e conclusões inéditos/originais obtidos pelo próprio autor (não devem ser frutos de revisão de literatura). A extensão máxima é de 2500 caracteres com espaços. O texto do resumo de trabalho de pesquisa, extensão ou ensino deverá conter os itens abaixo:

  • Título do trabalho (com até 20 palavras)
  • Autores
  • Introdução
  • Objetivo
  • Metodologia (com citação da aprovação ética do estudo e nº do protocolo)
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusões
  • Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)

(2) Resumo de RELATO DE CASO CLÍNICO
O relato de caso clínico de seres humanos ou animais caracteriza-se como uma descrição de estudo já realizado, contendo aspectos originais, curiosos ou não convencionais. Deve ser redigido em parágrafo único, descrevendo os aspectos clínicos, laboratoriais e evolutivos de interesse, os quais devem estar suficientemente documentados. A extensão máxima é de 2500 caracteres com espaços. Não são aceitos “projetos ou propostas” de relatos clínicos (ainda não realizados). O texto do resumo de relato de caso clínico deverá conter os itens abaixo:

  • Título do caso clínico
  • Autores
  • Introdução e objetivo
  • Descrição do caso (características, resultados de avaliações e exames, evolução - com citação da submissão à aprovação do comitê de ética e nº do protocolo)
  • Observações ou conclusões
  • Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)

Premiação
O prêmio científico "Cézar Humberto Salvador" será atribuído ao melhor trabalho que foi selecionado para apresentação oral de cada uma das duas categorias:

  • Trabalho com resultados e conclusão – premiação R$600,00
  • Relato de caso – premiação R$400,00

                                                                                                             
Instruções para Apresentação de Painéis
Os painéis deverão ser afixados no dia 19/10 a partir das 07h30. Os autores deverão permanecer ao lado de seus painéis, os quais serão visitados e avaliados por integrantes da Comissão Científica do evento no dia 19/10 (quinta-feira) às 11h00. O recebimento do certificado de apresentação de painel está CONDICIONADO À PRESENÇA DO AUTOR no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa estar presente, poderá ser substituído por um dos coautores. 
Os painéis devem ser confeccionados em tamanho de 90 cm de largura e 110 cm de altura. O Título (fonte 54) deve ser destacado em negrito e os nomes dos autores (fonte 36) e a instituição de origem (fonte 36) devem vir logo abaixo do título. O texto é apresentado de forma resumida e deve conter: introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussões e conclusões (referências se houver citações no texto). Os resultados devem ser apresentados preferencialmente na forma de tabelas, gráficos ou figuras, com seus respectivos títulos e legendas. Sugere-se distribuir o texto, tabelas e figuras em duas colunas e usar fonte 28 ou maior. O modelo de painel a ser utilizado segue o padrão da Unoeste.

Instruções para Apresentação Oral 
As sessões de comunicações orais serão realizadas no Bloco H, no campus I da UNOESTE, no dia 19/10, das 11h às 12h. A sala para apresentação de cada trabalho será definida e divulgada ao primeiro autor por e-mail. Será disponibilizado notebook com o software Power Point e projetor multimídia em todas as salas de apresentação. É importante que o apresentador esteja na sala com antecedência de 20 minutos ao horário de início da sessão para copiar e testar sua apresentação.
A ordem de apresentação será determinada pelo coordenador da sessão e o tempo máximo para cada apresentação será de 15 minutos, com mais 5 minutos para perguntas e discussões com a plateia. Recomendamos que, no primeiro slide conste, além do título e nome do apresentador, também nomes dos coautores, instituição e o tipo de trabalho (Pesquisa ou Relato de Caso). O recebimento do certificado de apresentação de comunicação oral está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO do mesmo no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.

 Unoeste