Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Livros on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: EAD - Engenharia de Software



imagem Reunindo a qualidade artística e a reflexão crítica dos profissionais da Casa de Cinema de Porto Alegre à experiência da Associação Software Livre (ASL), responsável pela organização de um dos maiores encontros de cultura hacker do Brasil – o Fórum Internacional de Software Livre (FISL) –, este livro é fruto de um exercício de decodificação das tendências culturais contemporâneas, em suas expressões artísticas, tecnocientíficas e político-ideológicas, buscando desvendar as intrincadas tramas e seus algoritmos moleculares e globais, hoje condutores da biopolítica e das macroestruturas do poder.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro é o segundo volume da coleção organizada pelo grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced/UFBA). O primeiro volume, Tecnologia e Novas Educações, foi publicado em 2005, sempre pela EDUFBA, com artigos de autoria dos professores e pesquisadores do grupo e de outros colegas que integraram o mesmo ao longo de sua existência, e também com professores convidados que, direta ou indiretamente, temos vínculos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este estudo apresenta os resultados da pesquisa sobre as relações do telejornal e o seu público nas Redes Sociais, na Internet. A presente investigação pretende colaborar com futuras pesquisas sobre a temática, que visa compreender as mudanças ocorridas no sistema de interação entre os atores (público/telejornal/ambiente midiático) do período analógico ao digital. O trabalho está organizado da seguinte forma: em um primeiro momento, discute-se o sistema de interação do público no telejornal. O passo seguinte envolve a caracterização do corpus da pesquisa, evidenciando a relação entre o público (fã) e o telejornal (ídolo/mito) nas Redes Sociais Online, as análises dos procedimentos metodológicos empregados e os resultados obtidos. Na sequência, trabalha-se com os conceitos evidenciados pela parte empírica da pesquisa: a audiência convergida, a cultura fã e o simulacro da representação da imagem dos atores no telejornalismo e a sociedade midiatizada por múltiplas telas ou ecrãs. Ao final, apresentam-se as conclusões da pesquisa.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Algoritmos e Programação Teoria e Prática. Rodrigo Cesar, Marco Medina e Cristina Fertig.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Algoritmos Teoria e Prática Thomas H. Cormen, Charles E. Leiserson, Ronald L. Rivest e Clifford Stein

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Guia de Boas Práticas em Gestão da Segurança da Informação, criado pelo Tribunal de Contas da União.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O desafio é superar a mais grave crise econômica de nossa história e inaugurar uma trajetória de desenvolvimento que nos garanta sustentabilidade e agregação de valores econômicos, ideológicos e sociais ao conjunto da sociedade brasileira. É romper o ciclo de crescimento, inaugurado a partir dos anos 50 do século passado, que não consegue cristalizar ganhos de renda, produtividade, inovação, integração no mercado internacional, consolidação democrática, segurança jurídica, estabilidade institucional e outros atributos indispensáveis a uma rota ascendente de incorporação de valores. De crise em crise, não estamos saindo do lugar.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O Livro Verde da Ciência, Tecnologia e Inovação, que apresento, resulta de amplo debate, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, acerca do papel do conhecimento e da inovação, na aceleração do desenvolvimento social e econômico do País. Ao resgatar a trajetória da Ciência e Tecnologia brasileira e estimular a reflexão sobre seu futuro, o Livro Verde traz à luz os sólidos alicerces em que se fundam seus avanços contemporâneos. Explicita, sobretudo, valiosos elementos da visão estratégica que hoje orienta a sustentação e a ampliação do esforço nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como condição necessária de desenvolvimento, bemestar, justiça social e de exercício da soberania.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Computer Networks Fifth Edition, Tanenbaum.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro, que agora apresentamos em sua segunda edição revista, atualizada e ampliada, nasceu da convicção de que a comunicação organizacional constitui elemento vital para a construção de um universo simbólico que, aliado às políticas de administração de recursos humanos, contribui para aproximar e integrar os públicos aos princípios e objetivos centrais da organização.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro reúne a reflexão acerca das identidades na cultura contemporânea,realizada por pesquisadores que participaram do Seminário: Cultura contemporânea, corpo e novas tecnologias: diálogos em torno das identidades. O objetivo geral das reflexões aqui apresentadas é tomar as inovações tecnológicas e seus impactos na vida cotidiana - particularmente na renovação e reinvenção de formas de sociabilidade e de construção de identidades - como uma chave privilegiada para o adentramento em meandros da cultura contemporânea. O corpo, suporte da cultura e território de construção de identidades, ao incorporar os recursos tecnológicos disponibilizados pelo mercado estético, como próteses, implantes, intervenções e tratamentos à base de laser, tem seu estatuto modificado e as fronteiras entre natureza e cultura passam a ser revistas em novos parâmetros, impondo novos desafios à reflexão sócio-antropológica. Este livro busca contribuir para este debate, somar um pequena centelha ao enorme esforço que se faz necessário no sentido de repensarmos as clássicas dicotomias conceituais que vem marcando a reflexão das ciências humanas e se demonstrando cada vez mais abaladas em seu alcance explicativo, frente às aceleradas transformações vivenciadas na vida social nesta modernidade do início do século XXI.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O E-commerce oferece imensa capacidade de conectividade através de compra e venda de atividades em todo o mundo. Durante as últimas duas décadas novos conceitos de negócio têm evoluído devido à popularidade da Internet, proporcionando novas oportunidades de negócios para as organizações comerciais e eles estão sendo mais influenciados pelas atividades do usuário de aplicativos mais recentes do Internet.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Editora da Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Série Segurança da Informação A Série Segurança da Informação visa à publicação de produção bibliográfica desenvolvida junto à Universidade de Brasília e relacionada à pesquisa, ao ensino e à extensão na área da segurança da informação. É editada por Jorge Henrique Cabral Fernandes, professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas e da Pós- Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação, ambas da Universidade de Brasília.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro "Gestão, mediação e uso da informação" vai ao encontro dos estudos teóricos e metodológicos de objetos e fenômenos que envolvem a gestão, a mediação, uso e apropriação da informação em distintos ambientes.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro direciona-se a qualquer estudante que deseja obter informações básicas necessárias dos componentes da informática independente da sua área de atuação.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O objetivo deste trabalho é analisar como o processo de inovações tecnológicas é tratado pela Teoria dos Sistemas Complexos. A abordagem neoclássica tradicional, ao partir de pressupostos bastante restritivos sobre os agentes e os mercados, não é capaz de fornecer explicações plausíveis aos vários problemas econômicos da vida real. Ao desconsiderar a dinâmica dos fenômenos econômicos, essa abordagem foi incapaz de incorporar os aspectos do processo de inovação e mudança tecnológica. A abordagem evolucionária, nesse sentido, ao considerar a racionalidade limitada, incerteza e heterogeneidade presente em ambientes que exibem inovação, foi capaz de fornecer um tratamento mais próximo da realidade. A inovação é, então, entendida como uma mudança descontínua que altera as condições estruturais gerando desenvolvimento, progresso e evolução no sistema. Já abordagem dos sistemas complexos, ao apresentar um arcabouço não reducionista e que se fundamenta sobre uma perspectiva evolucionária e sistêmica, concebe a economia como um sistema composto por agentes heterogêneos que interagem entre si. Apesar do ambiente de incerteza nas decisões tomadas, os agentes procuram se adaptar às informações recebidas do meio e se auto-organizarem gerando com isso novos padrões de auto-ordenamento e estruturas emergentes. A modelagem, nesse sentido, tem por principal objetivo descobrir as propriedades emergentes resultantes da interação entre os agentes no sistema. Por fim chega-se a conclusão de que as inovações tecnológicas apresentaram resultados mais satisfatórios e mais condizentes quando analisadas dentro dessa perspectiva agent-based.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este material foi elaborado por professores altamente qualificados na área dacomputação. Ricardo Tombesi Macedo é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (ufsm), obteve o título de Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná com período sanduíche na Université de La Rochelle na França, o título de Mestrado em Engenharia da Produção pela ufsm e de Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz).

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Segurança em Redes sem Fio by Escola Superior de Redes

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Os investimentos feitos no Brasil na área de ciência e tecnologia nos últimos 15 anos alteraram de maneira profunda o quadro institucional e humano deste tipo de atividade no país. Grandes programas científicos, tecnológicos e de educação pós-graduada foram lançados - na área energética, agrícola, de saúde, engenharia e várias outras - pela criação de novas instituições ou pela transformação freqüentemente radical de outras, que eram adaptadas para desempenhar os novos objetivos que iam sendo definidos.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área