31º SEMANA DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA DA FIPP/UNOESTE (INFOESTE 2018)
Tipo de Atividade: Ciclo de Palestras
  • Acessibilidade versus inacessibilidade: de que lado você joga?
  • Lêda Lucia Spelta

  • Currículo: Lêda Lucia Spelta é psicóloga, formada pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    Trabalha atualmente como psicoterapeuta e consultora em acessibilidade. Trabalhou como psicóloga em centros de reabilitação e no sistema penitenciário do estado de São Paulo. Foi uma das primeiras pessoas cegas a trabalhar com informática no Rio de Janeiro, tendo atuado durante 30 anos como programadora, analista de sistemas, analista de suporte, coordenadora de equipe e consultora, em diversas empresas públicas e privadas. Trabalha com acessibilidade desde 2001, atuando como moderadora de grupo de discussão, instrutora, consultora, autora de artigos e palestrante. É sócia fundadora da Acesso Digital e consultora da Digital Acesso. Participou da elaboração do vídeo "Acessibilidade: Custo ou Benefício?", lançado em 2007. É consultora de audiodescrição de filmes e peças teatrais, tendo participado, em 2015, do júri do "Festival Assim Vivemos" de filmes sobre deficiência. Participou da Comissão Brasileira do Braille, coordenando a elaboração da Grafia Braille para a Informática, unificada para os países de língua portuguesa. Participou da Comissão de Estudos de "Acessibilidade para a Inclusão Digital", da Comissão de Acessibilidade da Dataprev e do Comitê de Ajudas Técnicas, órgão consultivo do governo federal. Participa do GT de Acessibilidade e da redação da Cartilha de Acessibilidade do W3C. Recebeu o prêmio Todos@Web do W3C em 2013.
    Resumo: A Internet torna as coisas mais fáceis para todas as pessoas. Porém, quando se tem certos tipos de deficiência, ela faz muito mais do que isso: ela torna as coisas possíveis. A menos que disponha de tecnologia cara, de uso complicado e que nem sempre funciona, uma pessoa cega não consegue preencher um formulário em papel, nem ler um periódico impresso, nem o cardápio do restaurante, nem escolher os produtos na prateleira do supermercado. Mas ela pode fazer tudo isso usando a Web, desde que tenha acessibilidade. Será esta afirmação verdadeira, ou apenas retórica? Será o uso da Internet por pessoas com deficiência um mito, uma raridade, ou uma realidade? Nesta palestra serão mostradas, na prática, as facilidades e as barreiras encontradas por uma pessoa cega, que depende da Web para a realização das tarefas da sua rotina diária. Além disso, os espectadores poderão esclarecer suas dúvidas e curiosidades, num ambiente descontraído e participativo.
  • Teatro Cesar Cava
  • inscritos no evento
  • 450
    • 17/05/2018 (19:00:00 às 22:30:00)