23º CONGRESSO DE ODONTOLOGIA, 29ª JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA E 1º SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNOESTE
Tipo de Atividade: Palestras
  • FIBRINA RICA EM PLAQUETAS E LEUCÓCITOS (L-PRF) - PROTOCOLOS E APLICAÇÕES CLÍNICAS NA PERIODONTIA E IMPLANTODONTIA
  • Dr. Michel Reis Messora
    Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL - (2003), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Odontologia (área de Periodontia) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (Campus de Araçatuba), Pós-Doutorado (2012) pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - FORP/USP e Livre-Docência (2015) pela FORP-USP.
    Professor Associado da FORP-USP, Chefe do Departamento de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e Periodontia e Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Periodontia) - PGPERIO.
    Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8233055882071695
  • Os agregados plaquetários podem ser uma ferramenta terapêutica promissora para procedimentos regenerativos nos campos de Periodontia, Implantodontia e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. De fato, plaquetas são uma fonte de citocinas e fatores de crescimento capazes de potencializar a cicatrização de feridas em tecidos duros e moles. Em função dos resultados encorajadores apresentados em diversos estudos clínicos, o número de usuários de agregados plaquetários está aumentando consideravelmente e inclui, sobretudo, pacientes com restrições em sua qualidade de vida ou com comprometimentos sistêmicos que atuam como desafios biológicos no processo de reconstrução tecidual. A Fibrina Rica em Plaquetas e Leucócitos (L-PRF) representa uma segunda geração de agregados plaquetários autólogos com potenciais vantagens em relação aos compostos de primeira geração. As principais vantagens tratam-se da maior densidade da rede de fibrina, maior concentração de leucócitos nos coágulos formados e liberação mais prolongada de fatores de crescimento. Cabe ainda destacar a simplicidade dos protocolos de produção, maior facilidade para aplicação clínica e ausência de contaminantes artificiais (anticoagulantes e coagulantes) na produção dos coágulos. Nesta conferência, serão abordados os diferentes protocolos para produção de L-PRF no dia a dia de consultório, os fatores técnicos que podem interferir no potencial biológico da L-PRF e os procedimentos clínicos de interesse nos campos da Implantodontia e Periodontia que bondem se beneficiar do uso da L-PRF. Em Implantodontia, uma de suas aplicações descritas na literatura refere-se a procedimentos para levantamento de assoalho de seio maxilar. A L-PRF, neste contexto, pode ser utilizada como material de preenchimento, associada ou não a enxertos ósseos e biomateriais, ou como uma membrana com o objetivo principal de acelerar ou potencializar a neoformação óssea. Um outro potencial para aplicação da L-PRF na Implantodontia refere-se aos seus efeitos na osseointegração de implantes dentários, reconstrução de rebordos alveolares atróficos com perdas ósseas verticais significativas e preservação de alvéolos de extração dentária a fim de reduzir a reabsorção óssea pós-exodontia. No campo da Periodontia, a L-PRF pode proporcionar vantagens em procedimentos envolvendo tratamento de defeitos infra-ósseos, eliminação de defeitos de bifurcação e recobrimentos radiculares.
  • Teatro César Cava
    • 09/10/2018 (08:00:00 às 10:00:00)