23º CONGRESSO DE ODONTOLOGIA, 29ª JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA E 1º SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNOESTE
Tipo de Atividade: Palestras
  • CONTROLE FARMACOLÓGICO DAS DORES AGUDAS EM ODONTOLOGIA
  • Dr. Flavio Augusto Cardoso de Faria
    Graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Ciências Biológicas, área de Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1990) e doutorado em Ciências, área de Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1995).
    Professor Associado do Departamento de Ciências Biológicas, Disciplina de Farmacologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.
    Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9538141003060149
  • Dentre as diversas áreas da Medicina, a Odontologia talvez seja aquela que mais conviva com o problema da dor, pois os pacientes nos procuram frequentemente quando sofrem agudamente por um palpite ou por um trauma. Além disso, a maior parte dos procedimentos odontológicos são cirúrgicos, o que também leva ao quadro de dor e edema pós-operatórios. Nesta conferência, o objetivo será abordar em uma ordem lógica, aspectos farmacológicos importantes de todos os medicamentos que poderiam ser utilizados pelos Cirurgiões-Dentistas para controle de dores agudas, nas fases pré, trans e pós-operatórias. Desta forma, veremos a utilização clínica, mecanismos de ação farmacológica, possíveis reações adversas, vantagens e desvantagens do emprego terapêutico de benzodiazepínicos e outros sedativos, dos Anti-inflamatórios não esteroidais e analgésicos opióides, enfatizando sua indicação clínica nos procedimentos odontológicos.
    • 10/10/2018 (10:00:00 às 12:00:00)