CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Implantação de inspeção sanitária gera ótimas perspectivas

Agricultores familiares da região do Pontal poderão comercializar seus produtos em todo território brasileiro


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Implantação de inspeção sanitária gera ótimas perspectivas
Participantes da reunião sobre o Suasa, no Centro Cultural Matarazzo
Foto: João Paulo Barbosa Implantação de inspeção sanitária gera ótimas perspectivas
Composição da mesa durante a abertura da reunião do Codeter e Ciop
Foto: João Paulo Barbosa Implantação de inspeção sanitária gera ótimas perspectivas
Equipe da Unoeste: Gláucia, Juliana, Cidinha, Rosa e Ângela

A implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) no Pontal do Paranapanema é recebida com ótimas perspectivas por lideranças da região, em manifestações públicas feitas na reunião de discussão de sua implementação, realizada durante a manhã desta sexta-feira (13) no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. O principal motivo está no fato de que agricultores familiares poderão comercializar seus produtos em todo território brasileiro. Porém, outras conquistas são preconizadas a partir da união entre o Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) do Pontal do Paranapanema e o Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista, com o apoio do Governo Federal, da Unoeste e do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet).

Esse ajuntamento começou a ser discutido no começo do ano passado e se consolidou com a Jornada do Suasa em junho do mesmo ano, realizada na Unoeste com os envolvimento do Codeter e do Ciop, recebendo representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No mês seguinte ocorreu a plenária, na qual dez municípios assinaram a adesão. Em agosto deu-se a deliberação sobre obtenção de recursos a fundo perdido pelos Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (Proinf), mantido pelo MDA. São R$ 400 mil destinados à infraestrutura inicial da implantação do Suasa na região do Pontal. Para essa finalidade e a fundo perdido, é a primeira conquista via Ciop, consórcio que até então era exclusivo para questões de saúde.

Com o Ciop passou a ser multifinalitário, a partir da junção com o Codeter, os municípios poderão estar juntos em outras ações que não somente de saúde e da agropecuária. Outro fato enaltecido pelos envolvidos, com o entendimento de que a atuação em conjunto poderá resultar em muitos benefícios para os 35 municípios previstos, convidados para fazer adesão. O secretário executivo do Codeter Josenilton Xavier do Amaral “Mossoró” e o presidente do Ciop e prefeito de Narandiba Enio Magro acertaram com o deputado estadual Mauro Bragato audiência com  o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, no dia 26 deste mês, quando serão tratados vários assuntos de interesse regional, mas especialmente os voltados ao fomento de políticas públicas que beneficiem produtores da agricultura familiar.

Na reunião desta sexta-feira, além de Magro, Mossoró e Bragato fizeram uso da palavra o presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal) e prefeito de Regente Feijó, Marco Rocha; o delegado do MDA em São Paulo, José Reinaldo Prates; o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Paulo, Wellington Diniz Monteiro; o superintendente da Caixa Econômica Federal, José Paulo Gomes; o representante do Mapa, André Luis Bonet Alvarenga; a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP) e prefeita de Rosana, Sandra Aparecida de Souza Kasai; e o coordenador de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp) Cláudio Mura.

No segundo momento da reunião, a coordenadora de ações extensivas gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste Cidinha Martinez, fez um balanço das ações do Codeter e Ciop; Bonet apresentou o Suasa; e a coordenadora de inspeção do Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale) Daniela Cabriotti falou sobre as experiências vivenciadas pelos municípios consorciados no Mato Grosso do Sul: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo e Taquarussu. Também pela Unoeste estiveram presentes as professoras Glaucia Prada Kanashiro (diretora da Medicina Veterinária), Rosa Maria Barilli Nogueira (coordenadora da Veterinária), Juliana Pampana Nicolau e Ângela Madalena Marchizelli Godinho (Agronomia).

Além de Magro, Rocha e Sandra, estiveram presentes os prefeitos de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello “Tupã”; de Presidente Bernardes, José Lúcio Cauneto; de Santo Anastácio, Alaor Aparecido Bernal Dias; de Mirante do Paranapanema, Carlos Alberto Vieira; de Alfredo Marcondes, Celso Pirani Passos; de Presidente Epitácio, Sidnei Caio da Silva Junqueira “Picucha”; de Presidente Venceslau, Jorge Duran Gonçalez; de Caiabu, Dário Marques Pinheiro; e prefeito de Santo Expedito, Ivandeci José Cabral. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) esteve representado por Zelito Luz da Silva. O cerimonial foi conduzido pelo ex-prefeito de Osvaldo Cruz, Valter Luiz Martins.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem