CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aproveitamento integral de alimentos enriquece cardápio

Frutas, legumes e verduras utilizadas em sua totalidade proporcionam uma alimentação rica em vitaminas e minerais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Aproveitamento integral de alimentos enriquece cardápio
Alunos de Gastronomia ensinaram idosos a preparar bolos de casca de banana, de laranja com casca, esfirra de folha de couve-flor e suco de melancia
Foto: Gabriela Oliveira Aproveitamento integral de alimentos enriquece cardápio
Lígia Carvalho, nutricionista e chef de cozinha, apresentou dicas sobre o reaproveitamento dos alimentos
Foto: Gabriela Oliveira Aproveitamento integral de alimentos enriquece cardápio
Acadêmicos de Enfermagem (idealizadores da ação), acompanhados pelos idosos, alunos e docente da Gastronomia

O aproveitamento integral de frutas, legumes e verduras permite a elaboração de um cardápio diferenciado. Mais do que ter uma mesa com alimentos coloridos e variados, essa prática ajuda a ter uma alimentação rica em vitaminas e minerais que contribuem para o bem-estar do nosso organismo. Essas informações foram repassadas nesta terça-feira (17) pela nutricionista e chef de cozinha Lígia Carvalho, durante uma atividade desenvolvida na cozinha experimental do curso de Gastronomia da Unoeste, com um grupo de idosos da Estratégia Saúde da Família (ESF-2) do bairro Humberto Salvador de Presidente Prudente.

De caráter interdisciplinar, a iniciativa foi organizada pelos acadêmicos do 4º termo (diurno) de Enfermagem e conduzida pelo curso de Gastronomia, por meio da docente Lígia e dos alunos do 2º termo (vespertino) da graduação. “As disciplinas de Estágio e de Educação e Saúde nos inserem na realidade da comunidade e nos incentivam a realizar um trabalho de promoção e prevenção à saúde. Dessa forma, entramos em contato com o coordenador da Gastronomia, Ulisses Dias, e verificamos a possibilidade de concretizar uma atividade que ajudasse a promover a qualidade de vida dos idosos”, conta a futura enfermeira, Mayara Araújo Trombini.

Lígia conta que durante a ação foram apresentados pratos doces, como bolos de casca de banana e de laranja com casca; um salgado, com esfirra de folha de couve-flor; e uma bebida, sendo suco de melancia. A professora falou sobre o procedimento correto de desinfecção de verduras, legumes e frutas e, também apresentou dicas que podem ser úteis no dia a dia durante o preparo das refeições.

O acadêmico de Gastronomia, Gabriel Pelosi, ajudou na realização da atividade. “É muito gratificante contribuir com o bem-estar desses idosos e, além disso, adquirir conhecimentos sobre um assunto que me interessa, que é o reaproveitamento de alimentos”.

Maria José dos Santos, 68, deu nota 10 para a iniciativa. Ela conta que é a primeira vez que visita a Unoeste. “Não sabia que a universidade tinha essa ampla estrutura. Fiquei muito feliz em participar desse trabalho, pois me senti recepcionada e acolhida pelos alunos. Tudo está aprovado”, conclui.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem