CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Veterinários do conselho regional abordam homeopatia animal

Temática é abordada durante 4º Encontro de Homeopatia Veterinária, realizado no campus II da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Veterinários do conselho regional abordam homeopatia animal
Aloísio Cunha de Carvalho, Maria do Carmo Arenales e Cidéli Coelho
Foto: Matheus Teixeira Veterinários do conselho regional abordam homeopatia animal
Estudantes e professores de Medicina Veterinária acompanham palestras

A fim de divulgar para os futuros médicos veterinários o que é a homeopatia animal, terapêutica para o tratamento e a prevenção de doenças, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promove o 4º Encontro de Homeopatia Veterinária, realizado na tarde desta sexta-feira (20) no Auditório Buriti, campus II da Unoeste – instituição que apoia o evento, assim como a Arenales Homeopatianimal. Os palestrantes, da Comissão de Homeopatia Veterinária (CHV) do conselho, foram prestigiados por estudantes e professores da graduação em Medicina Veterinária da universidade.

A veterinária Dra. Cidéli Coelho, professora da pós em medicina e bem-estar animal da Universidade de Santo Amaro (Unisa), no Estado de São Paulo, e membro da CHV/CRMV-SP, diz que a homeopatia é usada em todas as situações, em qualquer espécie e “não cura casos incuráveis, mas melhora a qualidade de vida”. Ela explica que os homeopáticos dados aos animais podem ser os mesmos tomados por seres humanos, encontrados em farmácias homeopáticas comuns. “As principais utilizações são em atopia [por exemplo: rinite alérgica, asma brônquica e dermatite], para animais idosos e em casos neurológicos. E em animais silvestres verifica-se ação muito rápida!”, fala Cidéli, que contou alguns casos de sucesso.

O médico veterinário Aloísio Cunha de Carvalho, professor da graduação na Unip de São Paulo (SP) e membro da CHV/CRMV-SP, pôde contar aos estudantes da Unoeste que a homeopatia veterinária não é amplamente empregada no Brasil, “mas há uma perspectiva de aumento, já que o nosso país é um grande exportador de alimentos”, principalmente de carnes bovina, suína e de frango. “Hoje o mercado exige alimentos com determinada qualidade, isentos de drogas, antibióticos e suplementos. Talvez a homeopatia seja uma esperança nesse aspecto!”. Além do mais, segundo ele revela, a homeopatia vai além do uso animal, podendo ser dado a vegetais, embora em menor escala, como ocorre nos cogumelos da França.

Quem abriu o 4º Encontro de Homeopatia Veterinária foi a médica veterinária Maria do Carmo Arenales, membro da CHV/CRMV-SP e diretora responsável técnica pela Arenales Homeopatianimal, empresa com matriz em Presidente Prudente (SP) e filial em Perdizes (SP), na qual desenvolveu controle de carrapatos, pulgas, vermes e moscas. “Nosso controle de endo e ectoparasitas é muito sustentável, não agredimos o meio ambiente e agregamos valor à propriedade porque trazemos benefícios quando retornamos vários predadores naturais”, salienta ela, que ainda atua com antibióticos, produtos para animais de todas as espécies em enfermidades como inflamação nas mamas, infecções e outras.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem