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Estudo analisa logbook para ensino e aprendizagem na saúde

Constatação é de que o livro de registro permite bons resultados em procedimentos de ensino e de aprendizagem


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Foto: João Paulo Barbosa Estudo analisa logbook para ensino e aprendizagem na saúde
Ana Teresa: aprovada para receber o título de mestre em Educação
Foto: João Paulo Barbosa Estudo analisa logbook para ensino e aprendizagem na saúde
Banca examinadora: doutores Ruiz, Raimunda e Silva
Foto: João Paulo Barbosa Estudo analisa logbook para ensino e aprendizagem na saúde
Ana Teresa com os doutores Raimunda, Ruiz e Silva

No Programa de Mestrado em Educação, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, a enfermeira e professora universitária Ana Teresa Silva Maria de Araújo desenvolveu estudo científico sobre o uso do logbook como procedimento de ensino e da aprendizagem. O modelo de livro de registro, com anotações sobre as práticas, foi empregado em atividades de estágio na Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), com bons resultados. “Esses resultados o credenciam como opção metodológica interessante no processo formativo que entende a função médica como fenômeno social que busca salvaguardar a vida, preservando o humano”, conforme constatação da autora do estudo.

A defesa pública da dissertação resultante da pesquisa ocorreu na tarde desta quinta-feira (10), quando foi explicitado que a experiência centrou-se no uso do logbook para o desenvolvimento e registro do aprendizado, com as primeiras impressões sobre o seu uso – de acordo com as observações da professora e dos alunos, associadas ao interesse de outros professores – provocaram o interesse da investigação científica sobre tal fenômeno. O estudo promoveu a análise da relevância acadêmica e social do logbook como procedimento de ensino e de aprendizagem, mas especificamente em relação ao sentido de desvelar as potencialidades e também de verificar possíveis fragilidades.

Como o cenário da pesquisa foi a própria sala de aula, o estudo recebeu abordagem qualitativa de cunho fenomenológico do tipo pesquisa-ação, envolvendo a professora e 53 alunos. Dados coletados num questionário sobre a impressão dos alunos, a análise dos registros que produziram nas atividades de estágio e a observação docente, mediante análise de conteúdos, consubstanciaram a significação do logbook como procedimento híbrido de ensino e de aprendizagem, assentado nos preceitos da metodologia ativa e colaborativa, com relevância acadêmica por promover diálogo, contextualização e reflexão.

Resultados que foram construídos num clima pedagógico acolhedor, num tempo relativamente curto. Outro ganho significativo foi constatado no aspecto social, com a vivência dos alunos no mundo real do trabalho em saúde, aprendendo a realidade numa perspectiva crítica dos conhecimentos e acontecimentos. Na redação da dissertação houve o emprego da linguagem figurativa em alguns momentos, inclusive no título: “O logbook como procedimento de ensino e de aprendizagem: acrescentando sabor e cor ao ensino médico asséptico e branco”. O recurso de linguagem deu ênfase à política de humanização de assistência à saúde, que contempla o aspecto relacional entre profissional e paciente.

Orientada pela Dra. Raimunda Abou Gebran, Ana Teresa foi avaliada pelos doutores Adriano Rodriguez Ruiz e Rinaldo Henrique Aguilar da Silva, convidado da Faculdade de Medicina de Marília (Famema). A qualidade do trabalho foi enaltecida por ambos, com elogios à autora e à orientadora. Silva disse ter sido o melhor trabalho que teve a oportunidade de avaliar em 2015, na área de educação médica. Ana Teresa foi aprovada para receber o título de mestre em Educação, outorgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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