CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Treinamento funcional traz benefícios aos praticantes

Dinâmica e divertida, prática ganha adeptos e pode queimar entre 150 e 800 calorias


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Treinamento funcional traz benefícios aos praticantes
Circuito aeróbico é oferecido pela Academia Unoeste
Foto: Gabriela Oliveira Treinamento funcional traz benefícios aos praticantes
Treinamento Multilateral Funcional é projeto de extensão

No mundo fitness, o treinamento funcional conquista um número cada vez maior de adeptos. Com uma proposta dinâmica, a prática traz vários benefícios: pode queimar entre 150 e 800 calorias, conforme a duração e a intensidade, ajuda no fortalecimento muscular, na prevenção de lesões e aumenta a disposição.

Superfícies instáveis, barras, anilhas e cones são alguns dos materiais utilizados no treinamento funcional – prática que reúne diversos exercícios e trabalha aspectos como a respiração, força, equilíbrio e resistência.

Leandro Alves da Cunha ministra aulas sobre o assunto no curso de Educação Física da Unoeste. Ele explica que a atividade não é uma moda passageira e nem algo totalmente novo. “Alguns estudiosos e entendedores acreditam ser uma nova era do treinamento físico, porém outros colocam em discussão que todos os tipos de atividades físicas são funcionais e melhoram as funções locomotoras do ser humano”.

O professor diz que enquanto o treinamento de musculação convencional trabalha basicamente a força motora, o funcional atua na melhoria dessa força, por meio de exercícios globais. “Para aqueles que além do condicionamento físico buscam benefícios estéticos, o treino funcional pode ajudar. Mas, os resultados são potencializados com a prática regular de atividades físicas, sempre planejadas por profissionais graduados na área. Existem outros fatores importantes que devem ser levados em conta, como o perfil nutricional do aluno e o grau de estresse físico e psíquico. Uma boa genética para ganhar músculos e não acumular gordura corporal é importante para quem deseja estar em forma”.

Pós-graduação – Antenada ao mercado, a Unoeste oferece a especialização em Treinamento Funcional no Esporte e no Fitness, que é coordenada por Cunha e está com inscrições abertas. “Idealizamos esse curso por conta da utilização desse recurso, tanto na preparação de atletas em diferentes esportes, quanto no universo das variadas modalidades de academias de ginástica ou do fitness”.

Circuito aeróbico – Atividade é oferecida pela Academia Unoeste desde 2014. “Com as aulas, melhorei o meu condicionamento físico, observei a diminuição da gordura corporal e o aumento da minha massa muscular”, diz a formanda em Fisioterapia, Maria Isabela Tiveron Frizão. Para ela, a prática é dinâmica e divertida. “O ambiente é motivador e nos permite interagir com o professor e os demais alunos”.

Treinamento Multilateral Funcional (TMF) – Projeto de extensão integra alunos e funcionários da universidade, ajudando a melhorar a condição física dos praticantes. Ricardo Picoli é acadêmico de Educação Física e aderiu à ação.

Contato – A Academia Unoeste reabre na segunda-feira (1) e telefone para mais informações é (18) 3229-1134.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem