CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Prudente estabelece meta de superar recomendação ambiental

OMS recomenda uma árvore por habitante e a intenção é atingir meio milhão, mais que o dobro da população


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Prudente estabelece meta de superar recomendação ambiental
Plantio de mudas de árvores por estudantes da Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Prudente estabelece meta de superar recomendação ambiental
Estudantes fazem o transporte de mudas para fazer o plantio
Foto: João Paulo Barbosa Prudente estabelece meta de superar recomendação ambiental
Participantes da Caravana do Verde

Ações públicas e privadas, isoladamente e em conjunto, estão inseridas na meta de gestão ambiental municipal de mais que dobrar o número de árvores por habitante em Presidente Prudente e, com isso, superar a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de uma árvore por habitante. Atualmente são 104 mil árvores adultas no perímetro urbano e mais de 300 mil mudas recém-plantadas. A meta oficial está estimada no plantio de em cerca de 100 mil novas mudas, para que num curto espaço de tempo a cidade, com população de 222 mil habitantes, atinja meio milhão de árvores. São números anunciados pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, durante o Trote do Bem da Unoeste junto à Caravana do Verde, nesta sexta-feira (5), em área da zona leste entre os bairros Furquim, Itapura, Luso e Marcondes.

A caravana da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) está integrada ao Programa de Arborização Urbana Prudente Mais Verde, mantido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) em parceria com a Câmara de Vereadores. Na ação de hoje foram planejados o plantio de 500 mudas, sendo 120 doadas pela Unoeste, entre espécies nativas e frutíferas; sendo as demais produzidas no Horto Municipal. A busca de superar a recomendação da OMS – agência da Organização das Nações Unidas (ONU) – está voltada para amenizar as altas temperaturas, aumentar os níveis de umidade relativa do ar e reduzir poluentes atmosféricos. “O grande propósito é promover melhoria na qualidade de vida”, afirma o secretário.

O programa municipal resulta de projeto de lei do vereador Ênio Perrone, médico e presidente da Câmara. A participação da Unoeste decorre de convite da Acipp para a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), de tal forma que se restringe a este momento do Trote do Bem, do qual participaram estudantes dos cursos de Fonoaudiologia, Odontologia, Medicina e Agronomia, acompanhados pelas professoras Cláudia Alessi, Sueli Zago, Mércia Carvalho e Luciana Calvo. A Proext esteve representada pelo assessor de integração comunitária Darci Galbiati. Pela Acipp compareceram o presidente Ricardo Anderson Ribeiro e a superintendente Maria Eugênia Leandro. Também estiveram presentes Portella e Perrone.

Conforme Portella, do ano passado para cá têm várias ações e somente na área urbana da bacia do córrego do Cedro foram plantadas 316 mil mudas, pela Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart) e parceiros. Estima-se em 50 mil os plantios feitos por empresas loteadoras, como medida de compensação ambiental. Somente às margens da rodovia Raposo Tavares já são 6 mil mudas de ipês plantadas, a nove metros longe da malha viária. Duas ações planejadas para ocorreram em breve, resultado nos plantios de 10 mil mudas no recém-revitalizado Balneário da Amizade e outras 10 mil no Parque Ecológico Cidade da Criança. As informações são de Portella, para quem a mobilização ambiental tem sido muito positiva em Prudente, reunindo vários parceiros e incluindo agora a participação da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem