CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Casos de dengue unem Unoeste e HR para força-tarefa

Alunos de Enfermagem e Medicina, acompanhados de professores, residentes e enfermeiros da unidade, fizeram 774 atendimentos em oito dias


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Casos de dengue unem Unoeste e HR para força-tarefa
Força-tarefa ocorre na sala de medicação verde do hospital, onde são atendidos pacientes com menor gravidade
Foto: Mariana Tavares Casos de dengue unem Unoeste e HR para força-tarefa
Alunos se revezam para auxiliar nos atendimentos das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira


Atualizada em 29/03/2016

Já são mais de 4,9 mil casos confirmados de dengue em Presidente Prudente, somente em 2016. Com a epidemia da doença no município, a demanda de atendimento também aumentou demasiadamente nos últimos meses, inclusive no Hospital Regional (HR) – o maior da região. Para contribuir no atendimento aos pacientes que chegam com a suspeita da doença ao local, a Unoeste, por meio do curso de Enfermagem, colabora com uma ação que visa dar agilidade a este processo. Trata-se de uma força-tarefa, supervisionada por médicos e profissionais da saúde, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e conta ainda com o envolvimento dos residentes do HR dos programas de Residência Multiprofissional em Urgência/Trauma e Saúde do Idoso, além de alunos do curso de Medicina.

No pronto-socorro do hospital, as pessoas com suspeita da doença passam por uma triagem e, conforme a gravidade, são encaminhadas para a sala de medicação verde (quando está em estágio inicial), ou para a amarela ou vermelha (casos mais graves). É na sala verde que a força-tarefa ocorre, envolvendo estudantes, professores e residentes. Em oito dias, a força-tarefa realizou 774 atendimentos. “Fazemos procedimentos de hidratação, como punção venosa, medicação, com soro, analgésicos, antitérmicos”, explica um dos professores que acompanha o atendimento, Robson Lopes Pinto. Os alunos sempre atuam acompanhados por profissionais capacitados.

O docente pontua que em situações de epidemia, são importantes as iniciativas que visam o bem-estar coletivo, ainda mais com a participação de futuros profissionais da área. “Essa parceria colabora no processo de atendimento e ainda auxilia as equipes multiprofissionais da unidade. Para os alunos é uma experiência interessante, pois além da orientação diária do professor, estão a todo o momento em contato com a prática e, assim, adquirem mais destreza, confiança e habilidade”, completa Robson.

Márcia Cristina Berto, enfermeira líder do pronto-socorro do HR, conta que a partir do momento que aumentou a demanda no setor, com os casos de dengue, foi necessário estender o horário de atendimento, o que foi viabilizado com a força-tarefa. Ela conta que com a ajuda da professora Ana Paula Brambilo Vieira, que é uma das coordenadoras da residência multiprofissional no HR, e da coordenadora do curso de Enfermagem, Maria Nilda Camargo Barreto, foi possível formular o projeto.

João Paulo Amadio Guerreiro, aluno do 5º termo de Enfermagem, afirma que atuar nessa força-tarefa tem sido um grande aprendizado. “Além de contribuirmos com o atual cenário da dengue no município e região, também estamos adquirindo conhecimento”. A enfermeira que está no segundo ano da Residência Multiprofissional em Urgência/Trauma, Luciene Aparecida de Souza, pontua a relevância dessa parceria entre universidade e HR neste momento. “O projeto possibilita aos pacientes uma maior agilidade nos atendimentos e, consequentemente nos diagnósticos”, conclui.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem