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Busca de pedagogia própria para escolas do campo no Pontal

Ideia de ensino que atenda as especificidades da região é debatida em seminário com mais de 200 pessoas


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Foto: Cedida Busca de pedagogia própria para escolas do campo no Pontal
Participantes do seminário de educação do campo
Foto: Cedida Busca de pedagogia própria para escolas do campo no Pontal
Doutores Marcos Francisco e Andreia Militão

Na busca de pedagogia que atenda as reais necessidades de alunos das escolas do campo no Pontal do Paranapanema, seminário mobiliza mais de 200 pessoas, sendo a maioria composta por educadores. A segunda edição do evento ocorreu na sexta-feira (15), o dia todo em Narandiba (SP). A iniciativa da câmara de educação do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter), juntamente com o setor de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), recebeu o apoio da Unoeste, que mantém no Programa de Mestrado em Educação grupos de estudo e desenvolvimento de pesquisas em formação e prática pedagógica do profissional docente; instituição educacional: organização e gestão.

O 2º Seminário Territorial de Educação do Campo, com o tema “qual o lugar da escola do campo”, ocorreu no Centro de Eventos Noel Urias. “A ideia de pensar projetos de educação nessa região, para respaldar as escolas do campo, revela grandes dificuldades sobre a implantação de pedagogia própria, que respeite as especificidades do campo. Porém, o MST tem avançado nessas discussões, as quais passam pela câmara técnica do Codeter, da qual faço parte representando a Unoeste. Outras duas problemáticas, também em discussão, são a infraestrutura das escolas em funcionamento e o fechamento de escolas”, comenta a Dra. Érika Porceli.

Para o seminário foi enviado o Dr. Marcos Vinicius Francisco, que fez parte da mesa de abertura e da coordenação do debate relacionado ao diálogo sobre a conjuntura educacional e como as escolas do campo se inserem nelas, envolvendo a Dra. Andreia Militão da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul. Participaram profissionais da educação em 14 municípios do Pontal e do município de Registro, na região do Vale do Ribeira. Os certificados foram emitidos pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste. Ainda pela Unoeste estiveram presentes a aluna do mestrado Mariana Padovan Farah Soares e o estagiário da Proext, Douglas Pacheco.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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