CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ambientalização curricular forma profissionais conscientes

Assunto foi tema de encerramento da 17ª Jornada de Educação da Faclepp


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Ambientalização curricular forma profissionais conscientes
Dra. Yovana Maria Barrera Saavedra proferiu palestra de encerramento
Foto: Mariana Tavares Ambientalização curricular forma profissionais conscientes
Evento na noite de sexta-feira ocorreu no Teatro César Cava

Formar profissionais conscientes e aptos a desenvolverem alternativas sustentáveis dentro de suas profissões é um dos objetivos da ambientalização na universidade. Há seis anos a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), realiza um trabalho de ambientalização curricular, que tem sido referência para outras instituições, o qual tem a participação da professora e pesquisadora no assunto Dra. Yovana Maria Barrera Saavedra. Ela palestrou no encerramento da 17ª Jornada de Educação da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, na noite de sexta-feira (6), no Teatro César Cava.

Doutora no Programa de Ciências da Engenharia Ambiental da USP, Yovana falou sobre o caminho percorrido nestes seis anos de implantação e quais seriam os próximos passos para alcançar o objetivo. “Ambientalização curricular é integrar toda a questão de sustentabilidade em todos os cursos e disciplinas. Obviamente, quando falo em sustentabilidade, inclui também as questões social, econômica e cultural, além da ambiental”, reforça.

Segundo ela, a ambientalização curricular caminha também com a extensão e a pesquisa, incluindo-se ainda na formação básica do aluno. “O processo de implantação da ambientalização curricular varia de caso para caso. Implantamos entre os cursos das engenharias, mas cada instituição terá que analisar qual seria a melhor alternativa para a sua realidade. Esse debate poderá nortear os caminhos a seguir”, pontua a docente, salientando que é importante a reflexão do tema pelos futuros professores.

No encerramento, a diretora da Faclepp, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, enaltece a extensa programação do evento, que teve 78 atividades de segunda-feira (2) a sábado (7), e reuniu mais de mil participantes, sendo 15% de instituições externas. “Ampliamos o nosso evento ano a ano, sempre com o objetivo de contemplar todos os cursos. Tivemos participação ativa dos nossos acadêmicos e recebemos com muita satisfação alunos e profissionais de fora”, expõe, reforçando que participaram de todas as graduações que integram a Faclepp: Artes Visuais, Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química (licenciatura e bacharelado).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem