CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mutirão do e-lixo de Prudente terá 9ª edição em 11 de junho

Lançamento da divulgação no site oficial apresenta vídeo que em poucos dias atingiu mais de 38 mil visualizações


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Mutirão do e-lixo de Prudente terá 9ª edição em 11 de junho
Del Trejo, Haroldo Alessi, Galbiati, Rogério Alessi, Guelfi e Cidinha

O 9º Mutirão do Lixo Eletrônico será em 11 de junho, conforme as agendas de responsabilidade social do Governo de Prudente e da Unoeste, respectivamente por intermédio da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) e da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). No recente lançamento da divulgação, no site oficial do evento, o vídeo já atingiu mais de 38 mil visualizações. Um indício de reafirmação do sucesso obtido nas oito edições anteriores é que, juntas, já ultrapassaram 500 toneladas arrecadadas e com destinação ambientalmente correta para empresas certificadas em reciclagem do e-lixo.
 
Como modelo brasileiro de ação ambiental e socialmente responsável, o mutirão terá a grande estrutura de arrecadação instalada no Parque do Povo, das 8h às 16. No mesmo dia, haverá um ponto no maior bairro da cidade: o Conjunto Habitacional Ana Jacinta, com 2,5 mil casas e cerca de 10 mil moradores, localizado numa região da zona oeste que concentra pelo menos 40 mil habitantes. Na véspera, sexta-feira (10), caminhões da empresa de limpeza pública Prudenco percorrerá os quatro distritos de Prudente, começando às 8h por Ameliópolis e passando por Eneida, Floresta do Sul e Montalvão, fazendo a coleta do lixo eletrônico em pontos previamente definidos.
 
O mutirão é destinado às pessoas físicas, com descarte de até 100 kg por pessoa. Todo material arrecadado será destinado a empresas certificada de acordo com a Organização Mundial de Padronização, mais conhecida como ISO, a sigla para International Organization for Standardization. Os organizadores anunciam que não receberão lâmpadas, já que as mesmas devem ser entregues nas lojas onde foram adquiridas, obedecendo a prática da logística reversa, pela qual o fabricante do produto fica obrigado a dar a destinação final daquilo que produziu, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
 
O mutirão de lixo eletrônico de Presidente Prudente ganha notoriedade ao promover arrecadação e alimentar a cultura do “ambientalmente correto”, diante de uma situação de interesse mundial. O mais recente estudo da Associação de Empresas da Indústria Móvel (GSMA), juntamente com a Universidade das Nações Unidas, constatou em 2014 que a América Latina gerou 9% dos resíduos eletrônicos do mundo, superando a 3,9 milhões de toneladas e podendo atingir 4,8 milhões de toneladas em 2018. Neste quesito, dentre os países latinos americanos, o Brasil ocupa o topo do ranking, com a produção de 36,16% do e-lixo.
 
Conforme o secretário municipal da Tecnologia da Informação, Rogério Alessi, os participante da 9ª edição poderão trocar o lixo eletrônico por cupons e concorrer aos seguintes prêmios: um tablete, um notebook, um smartphone e dez bicicletas, com o sorteio após às 16h do sábado (11), no Parque do Povo. Na manhã desta segunda-feira (9), Alessi esteve reunido na Fipp, onde também leciona, com o pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi – acompanhado da coordenadora de ações extensivas Cidinha Martines e do assessor de integração comunitária Darci Galbiati –, o diretor da faculdade Moacir Del Trejo e o coordenador de cursos da Fipp, Haroldo Alessi.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem