CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Semana de Enfermagem discute tópicos pedidos por estudantes

Alguns assuntos são H1N1, eletrocardiograma, notificação compulsória, contraceptivos e suporte básico de vida


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Semana de Enfermagem discute tópicos pedidos por estudantes
Estudantes de Enfermagem envolvem-se com toda a jornada
Foto: Matheus Teixeira Semana de Enfermagem discute tópicos pedidos por estudantes
Frei Jacó, diretor administrativo do Hospital Regional de Prudente
Foto: Matheus Teixeira Semana de Enfermagem discute tópicos pedidos por estudantes
Médico Rodrigo Sala Ferro, egresso da Unoeste, fala sobre gripe H1N1

Minicursos, conversa sobre ligas acadêmicas, mesa redonda sobre idosos, palestra sobre enfermagem pediátrica e muito mais! A 35ª Semana de Enfermagem da Unoeste tem a programação formada por inúmeros assuntos pedidos pelos acadêmicos, dentre os quais se destacam: gripe H1N1, eletrocardiograma, doenças de notificação compulsória, contraceptivos, programas de residência, suporte básico de vida e avaliações de risco e do paciente crítico. Para fechar com chave de ouro, na sexta-feira (13) haverá o Agita Enfermagem, atividade esportiva na quadra coberta do Parque do Povo de Presidente Prudente que começará às 8h30.

Assunto popular no momento, a gripe H1N1 foi tratada em minicurso ministrado pelo médico Rodrigo Sala Ferro, formado na Unoeste e atualmente residente de infectologia no HR. Baseado em protocolos de 2015 do Ministério da Saúde, tratou de diagnóstico, necessidade de isolamento, tratamento ambulatorial e como deve ser a conduta médica e dos profissionais de saúde. “Há vários tipos de gripe, sendo que a H1N1 se trata do tipo Influenza A. Então, primeiro classificamos a síndrome gripal e a partir daí vemos se o paciente tem necessidade ou não de usar o medicamento Tamiflu ou antibioticoterapia, se tem fatores de risco de complicação ou se já complicou”. O médico diz que a vacina da gripe tem que ser aplicada anualmente e, quebrando alguns mitos, fala que não causa efeitos colaterais.

Frei Jacó Leite da Silva, diretor administrativo do Hospital Regional (HR) de Prudente, fez uma palestra na abertura oficial da Semana de Enfermagem, ontem (10) à noite, quando falou sobre a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, Organização Social de Saúde gestora do hospital, dos avanços no local e do compromisso que esta instituição tem no cuidado com a vida humana. “Como o HR também é um hospital de ensino, temos por natureza a vocação de promover o conhecimento. E sabendo que os acadêmicos durante todo o período do curso passam por lá, temos que ser um bom exemplo, porque eles têm que ver como deverão ser enquanto profissionais do amanhã”, diz o frei.

A palestra do diretor administrativo do HR e a solenidade de abertura foram no Teatro César Cava, com mesa diretiva composta por: Dr. José Eduardo Creste, pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Maria Nilda Camargo de Barros Barreto, coordenadora de Enfermagem, Rosines de Jesus Neves Oliveira, coordenadora do Serviço de Enfermagem do HR, Juliana Vieira de Carlos Gouveia, chefe técnica da subseção prudentina do Conselho Regional de Enfermagem, e Elaine Cristina Carvajal Yaraian, presidente do Diretório Acadêmico e estudante do 6º termo. Anteriormente à formação da mesa, os estudantes apresentaram uma peça teatral mostrando a enfermagem como arte de cuidar e os universitários do último termo convidaram três professoras para ser nome da 42ª turma, paraninfa e patrona.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem