CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos da Fipp ficam perto de profissionais conceituados

Contato próximo ocorre nos cinco dias da 28ª Infoeste, a semana especial da informática


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Rogério Manea Alunos da Fipp ficam perto de profissionais conceituados
Alexandre Rodrigues, da ANR, fala de inovação e estratégias
Foto: Rogério Manea Alunos da Fipp ficam perto de profissionais conceituados
Todos têm direito à informação, salienta Ferraz, do W3C Brasil
Foto: Rogério Manea Alunos da Fipp ficam perto de profissionais conceituados
Apresentações culturais trazem bastante descontração

Além dos 62 cursos, momento para os estudantes fazerem diversas atividades práticas em cinco dias, as palestras estão entre as atividades mais esperadas da 28ª Semana de Computação e Informática da Fipp/Unoeste (Infoeste). Os estudantes ficam em contato muito próximo com profissionais de grandes centros e que vivenciam, no mercado de trabalho, experiências em áreas nas quais poderão ser escolhidas pelos universitários no futuro, quando estiverem formados.

E no amanhã muitos podem abrir empresas, então devem ter em mente conceitos de gerenciamento estratégico. “Você tem que avaliar os ambientes externo e interno, como clientes, concorrentes, tendências, forças, fraquezas e desafios para identificar oportunidades e ameaças. Assim, serão definidos sua visão, seus objetivos e metas para determinar qual o caminho será percorrido para atingi-los”, declara Alexandre Norberto Rodrigues, consultor de gestão na ANR Consultoria, em São Paulo (SP), e convidado dessa quarta-feira (18), que foi o terceiro dia da 28ª Infoeste.

Por cursarem a faculdade de informática com os melhores cursos do Brasil, a inovação está em todos os momentos ao redor dos acadêmicos da Fipp/Unoeste, só é preciso que estejam bem atentos para enxergá-la. Segundo Rodrigues, que aplicou minicurso sobre planejamento estratégico de negócios e palestra sobre gestão da inovação, ambos no campus I da Unoeste, “a inovação é tudo o que muda em relação a padrões anteriores e o desafio é ser capaz de manter um ritmo de criações”, podendo ser em forma de produtos, serviços ou modelos de negócio lucrativos.

Um assunto que não pode faltar na atualidade é a acessibilidade, ou seja, a condição de deixar algo acessível. No caso da web, é “a facilidade das pessoas com deficiência para acessar algum conteúdo, são boas práticas dentro das páginas para que se tornem mais amigáveis para a tecnologia assistiva”, fundamenta Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento web. Acessibilidade na internet vem para atender o princípio de que ela é para todos, então “devemos ter uma página bem estruturada, que pode se adaptar a determinadas situações, porque, talvez, em algum momento qualquer pessoa possa precisar de acessibilidade”.

Ferraz foi o palestrante de quinta-feira (19) na Infoeste, no Teatro César Cava, e deu ótimos exemplos de acessibilidade na web: descrição de imagens para cegos, navegação estruturada por cabeçalhos, possibilidade de aumentar tamanho de fontes (textos) para quem tem baixa visão, contraste adequado, legendas para surdos e atalhos por teclado. Ele, que é profissional do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil), hospedado no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), aproveitou a vinda à universidade para divulgar a 4ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web (Todos@Web), com inscrições abertas até 1º de junho. Entre os parceiros desta iniciativa estão os governos federal e do Estado de São Paulo.

ProgramaçãoIniciada na segunda-feira (16), a 28ª Infoeste termina hoje (20) à noite com o 23º Encontro de Alunos e Ex-alunos, que irá mostrar a trajetória profissional de quatro egressos da Fipp/Unoeste. A programação da Semana de Computação e Informática da Unoeste também foi formada por: 28º Ciclo de Cursos e Palestras, 12ª Maratona de Programação, 12ª Festa Linux, 11º Webdesign Fipp Festival (Webfif), 10º Workshop sobre Educação em Computação e Informática (WEI-Fipp), 4º Ciclo de Minicursos e Palestras destinadas às Escolas Técnicas (Fippetec), 1º Game Developer e apresentações culturais.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem