CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ligas de Medicina promovem ações de aproximação à comunidade

Iniciativa de estudantes da Famepp, através do diretório acadêmico, é elogiada pela coordenação de extensão


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Ligas de Medicina promovem ações de aproximação à comunidade
Aferição de pressão arterial, no “Dia das Ligas”
Foto: João Paulo Barbosa Ligas de Medicina promovem ações de aproximação à comunidade
Carolina Duailibi: organização do “Dia das Ligas”
Foto: João Paulo Barbosa Ligas de Medicina promovem ações de aproximação à comunidade
Realização do evento, na praça 9 de Julho

O Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) promoveu no sábado (21) a primeira edição do Dia das Ligas Acadêmicas de Medicina, realizada pela manhã na praça 9 de julho. Conforme a presidente Carolina Duailibi, a ideia foi aproximar ainda mais os estudantes da população. Para a coordenadora de extensão, Cláudia Álvares Calvo Alessi, a iniciativa revela um novo perfil estudantil, com jovens mais críticos e preocupados em se aproximar do povo, levando serviços e informações de prevenção e alerta a doenças crônicas.

O evento surgiu de proposta da plataforma eleitoral da chapa, em dezembro do ano passado, encabeçada por Carolina. Há três meses sua realização vinha sendo articulada com a professora Cláudia, período em que foram tomadas todas as providências, incluindo cadastramento na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). A pretensão é de que o “Dia das Ligas” ocorra uma vez por semestre, em cada ocasião com um grupo de diferentes ligas, sendo que o primeiro envolveu as seguintes: toxicologia, infectologia, saúde da família, pesquisa científica, cardiologia e hipertensão arterial sistêmica, clínica médica e reumatologia. 

O pedreiro Delano Barbosa foi um dos primeiros a ser atendido. “Isso é ótimo. Trabalhando durante a semana, falta oportunidade para ir ao posto de saúde. Aqui na praça e num sábado, fica mais prático. Em outro evento da Unoeste descobri que estava com a glicemia um pouco alta. Fui ao médico e dele recebi a orientação para reduzir o consumo de gordura e de açúcar. Segui a recomendação e estou bem de saúde”, diz o trabalhador da construção civil e que é morador do Conjunto Habitacional Cidade 2000, mais conhecido como Cecap.

As ligas realizam projetos de extensão e são voltadas para completar a formação acadêmica em áreas específicas da medicina; seguindo as diretrizes nacionais da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (Ablam) e em conformidade com o Comitê das Ligas de Medicina da Unoeste. Carolina disse que transcorreu tudo bem, com muitos atendimentos e a aferição de pressão arterial.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem