CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Simulação de acidente integra Movimento Maio Amarelo

Liga do Trauma, da Faculdade de Medicina da Unoeste, esteve envolvida na ação coordenada pelo Corpo de Bombeiros


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Simulação de acidente integra Movimento Maio Amarelo
Ação no calçadão do campus I visou despertar atenção principalmente dos jovens
Foto: Mariana Tavares Simulação de acidente integra Movimento Maio Amarelo
Vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional
Foto: Mariana Tavares Simulação de acidente integra Movimento Maio Amarelo
Uma das vítimas ficou presa nas ferragens do carro

Acidente de trânsito envolvendo carro e moto causou a morte de dois jovens e outras cinco pessoas ficaram feridas. A tragédia foi na manhã desta terça-feira (24) e o cenário, o calçadão do campus I da Unoeste. Apesar de tratar-se de um acontecimento que poderia realmente ter ocorrido, tudo não passou de uma simulação, que contou com o envolvimento de órgãos oficiais de resgate, seguindo todo o protocolo de atendimento numa situação semelhante. Coordenado pelo Corpo de Bombeiros, em alusão ao Movimento Maio Amarelo, a ação contou com a parceria da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) da Unoeste, por meio da Liga do Trauma.

Também estiveram envolvidos: Polícia Militar, Secretaria de Assuntos Viários (Semav), Serviço de Atendimento Móvel e Emergência (Same), Grupo de Resgate e Atenção à Urgência e Emergência (Grau) e Hospital Regional (HR). “Além de despertar a atenção da população sobre a gravidade de não seguir as leis de trânsito, essa ação tem como proposta integrar os órgãos diante de uma situação complexa. Sempre realizamos programas educativos para o trânsito, principalmente visando atingir os jovens”, comenta o capitão Orival Santana Junior, do Corpo de Bombeiros.

Com maquiagem que simula feridas, as vítimas, interpretadas por alunos de Medicina, comoveram os presentes com a encenação muito próxima da realidade. A presidente da Liga do Trauma, Bruna Laursen, explica que a escolha pelo cenário do acidente, no calçadão do campus I, foi proposital. “A intenção era chamar a atenção do maior número de jovens possível, e o ambiente reúne esse público. Para nós, futuros médicos, participar de ações assim é de extrema importância, pois iremos atuar em situações parecidas e o treinamento contribui para realizarmos o trabalho com mais segurança”.

O assessor de secretaria da Semav, Renato Gouvea, reforça a essência do Movimento Maio Amarelo, que é chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. “Todos os dias perdemos vidas em decorrência da imprudência de motoristas, por isso, a ideia é sensibilizar a população”. A Semav e a Polícia Militar atuaram na interdição das vias e na orientação dos motoristas que passavam pelo local, como fazem em situações reais. Michele Alves Borges levou as duas filhas, Maria Heloisa e Maria Gabriela, de 4 e 7 anos, para assistir à simulação. “Temos que ensiná-las desde cedo sobre os riscos de desobedecer às leis de trânsito, pois sempre falam sobre ter que colocar o cinto ou a cadeirinha. Então, essa ação nos faz pensar e querer sempre agir corretamente para evitar tragédias, além de despertar a atenção da população sobre o tema”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem