CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Grupo agropecuário promove o II Encontro Técnico-científico

Evento envolve relato de experiência internacional e apresentações de resultados de pesquisa e novos projetos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Grupo agropecuário promove o II Encontro Técnico-científico
Participantes do encontro, durante a execução do hino nacional

O Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista (Gpagro) fecha o semestre com a realização do II Encontro Técnico-científico. Nesta quarta-feira (29) ocorrem a cerimônia de abertura, apresentação do grupo, relato de experiência internacional e apresentações de resultados de pesquisa e de novos projetos. Na quinta-feira (30) haverá visita técnica à fazenda Santa Virginia, em Santa Rita do Pardo (MS), onde ocorre o desenvolvimento do sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). Estão envolvidos coordenadores, professores e estudantes de Agronomia nos níveis de graduação e de pós-graduação, incluindo especializações, mestrado e doutorado.

Para o coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unoeste, Dr. Fábio Fernando de Araújo algo muito importante que ocorre com o Gpagro, assim como outros grupos, é a integração dos corpos docente e discente, com atuação multidisciplinar. Ao falar na solenidade de abertura, disse ainda que o Encontro Técnico-científico entrou para o calendário da Unoeste, com a perspectiva de que sejam realizadas várias edições. “No primeiro sempre tem a empolgação; mas no segundo já está o sinal de que terá prosseguimento”, pontuou.

As descobertas possibilitadas pelas pesquisas são vistas pelo coordenador da graduação e vice da pós-graduação Dr. Carlos Sérgio Tiritan como oportunidades de encontrar boas colocações no mercado de trabalho, especialmente quando se faz o diferente e bem feito. O líder do Grupo de Estudos do Algodão (GEA), apoiador do evento do Gpagro, Dr. Fábio Rafael Echer chamou a atenção para o fato de que os grupos permitem atrair o olhar de públicos externos, os de comunidades científicas, produtores e até das pessoas em geral. O fato de o evento acontecer em um período de férias foi motivo para Echer evidenciar o interesse dos alunos participantes em buscar um diferencial.

O entendimento do líder do Gpagro Tiago Catuchi é de que os grupos ajudam a aprimorar ainda mais a pesquisa na universidade. Sobre o que lidera, anunciou a intenção de brevemente levar a informação técnico-científica aos profissionais e aos produtores rurais, através de boletins. As atividades do Gpagro foram apresentadas por Wellington Guerra, seguido por Rodrigo Miyake, que fez um relato da experiência vivida na França durante o doutorado sanduíche, e Alexandrius Barbosa, que apresentou dados climáticos com imagens do ano agrícola.

No auditório Cerejeira, no campus II da Unoeste, ocorreram, na sequência, as apresentações de resultados de pesquisas. A primeira foi sobre “Época de semeadura e grupo de maturação de cultivares de soja na região oeste paulista – safra 2015/16”, por Tiago Catuchi. Elton Aranda apresentou “Produção e qualidade fisiológica de sementes de forrageira tropical em razão da nutrição e balanço hormonal das plantas” e “Produtividade e qualidade de sementes de Urochloa brizantha cv. [braquiária] mg.5 em razão da intensidade de corte”.

A programação contou ainda com outras dez apresentações de resultados de pesquisas. Fernando Bressan: “Adubação foliar com micronutrientes Urochloa brizantha cv. mg.5 objetivando produtividade e qualidade de sementes. Ana Flávia Fernandes, Tainan Fadim e Luiz Nigre: “Manejo de solo sob pastagem antecedendo o cultivo da soja em sistema semeadura direta e integração lavoura-pecuária”. Gisele Cortez: “Desempenho de bovinos de corte em sistema de integração lavoura-pecuária”. Carlos Cordeiro: “ Adubação nitrogenada e inoculação da soja cultivada em sistema de semeadura direta em solos arenosos”. São apresentações que foram programadas para o período da manhã.

Para o período da tarde foram as seguintes: Bruno Lopes – “Adubação nitrogenada de cobertura e população de plantas de feijão caupi cultivado na segunda safra tardia”; Caroline Honorato, Fernando Bressan, Amanda Aline e Douglas Celestino Júnior - “Eficiência de fertilizantes fosfatados com diferentes solubilidades aplicados em pastagem de Panicum maximum cv. mombaça solteira e consorciada com leguminosas”; Luiz Padovan - “Produtividade da soja após reimplantação de pastagem degradada com e sem fosfotagem”; Edmar Martins - “Produção de milho pós-pastagem em solo arenoso com aplicação superficial e calcário e gesso”; Eduardo Gasparim - “Porosidade e densidade do solo para cultivo de soja em integração lavoura-pecuária sob diferentes manejos”; e Gustavo Santos - “Efeito do ambiente de produção na produção de biomassa da cana-de-açúcar”.

Os projetos apresentados foram: Vinícius Peres – “Efeito da adubação potássica pré-plantio em Urochloa ruziziensis na produção e fisiologia do algodão”; Alexandre Paião – “Balanço de fósforo em pastagens solteira de Panicum maximum cv. mombaça e consorciada com leguminosas com diferentes fontes de fósforo”; Luiz Olivo - “Uso de milheto, crotalária e consórcio na produção de palhada para controle de plantas daninhas no cultivo de repolho de verão”; e Guilherme Dias – “Adubação fosfatada na batata-doce”.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem