CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fazenda Experimental possui gado registrado pela ABCZ

Documentação que comprova alta qualidade genética dos bovinos é emitida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Fazenda Experimental possui gado registrado pela ABCZ
Nelore mocho é uma das raças existentes na fazenda

Há 20 anos, a Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste mantém uma relação estreita com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Prova disso é que nesta segunda-feira (4), os técnicos da entidade, Alisson Andrade de Bauru (SP) e Antonio Carlos de Carvalho de Presidente Prudente (SP) estiveram na Fazenda Experimental da universidade para avaliação e registro definitivo do gado pura origem (PO).

O zootecnista responsável pela propriedade, Dr. Paulo Claudeir Gomes da Silva, revela que no local se encontram os gados nelore padrão e mocho, além das raças zebuínas como sindi, gir, tabapuã, indubrasil e guzerá. “Mantemos a nossa criação a pasto, pois percebemos a importância de se ter animais de alta genética e aptos ao pastejo, já que a maioria dos locais prefere mantê-los em confinamento”. Sabe-se ainda, que o animal confinado é exuberante e enche os olhos de qualquer pecuarista, “sendo assim, agregamos genética e desempenho com um manejo diferenciado”.

Sobre a vinda da ABCZ à fazenda da Unoeste, Silva destaca que isso demonstra a preocupação da universidade em manter um rebanho de alta qualidade e capaz de beneficiar desde o grande ao pequeno produtor rural. “Estamos em constante atualização, inovando e em busca de práticas que contribuam com a evolução dos nossos rebanhos, seja em relação ao gado de leite ou de corte. Cumprimos esse papel também nos outros sistemas produtivos da instituição como a ovinocultura e suinocultura”.

Conforme Carvalho, a Unoeste é a única instituição de ensino da região que possui cadastro na ABCZ. “Essa visão inovadora de possuir e manter um rebanho de alto padrão genético é muito positiva, pois pode contribuir com a pecuária nos níveis regional e nacional”, completa. Andrade explica ainda que a documentação regularizada do gado é importante para a garantia e certificação da raça PO. “O animal tem dois registros: de nascimento, que é feito até o momento da desmama e o definitivo, que ocorre quando o mesmo alcança um ano e meio de idade. A partir desse momento, eles estão aptos à reprodução para o melhoramento genético da espécie”.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem