CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fazenda Experimental é cenário de encontro entre gestores

Antes do início das aulas, em 1º de agosto, coordenadores das graduações têm reunião para início de semestre


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Fazenda Experimental é cenário de encontro entre gestores
Participantes da atividade realizada nesta terça (26)
  
Nada como um dia no campo! O ar fresco, o cheirinho de café feito na hora, o pão que acabou de sair do forno e o queijo saboroso são alguns dos elementos que completam esse cenário. Assim, os gestores dos cursos de gradação foram recebidos na Fazenda Experimental da Unoeste, que fica em Presidente Bernardes (SP), na manhã desta terça-feira (26), para uma reunião diferente e que durou o dia todo. O local é muito utilizado pelos cursos da área de agrárias e para atividades de campo das biológicas. Porém, na apresentação inicial, o pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, destacou o fato de o ambiente estar à disposição dos demais cursos da universidade.
 
A cada novo semestre que se inicia as expectativas são renovadas e, para sempre oferecer o melhor aos universitários, a instituição possibilita inúmeras ações, que vão desde a capacitação docente, passa pelas avaliações e perfis dos ingressantes, até os serviços disponibilizados para acolher de forma humanizada seu alunado e de ferramentas que viabilizam a formação dos mais diferentes profissionais e o contato com os egressos.
      
“Tivemos oficinas com quatro temáticas diferentes, no primeiro semestre de 2016, voltadas aos docentes e com enfoques como metodologias de ensino e inclusão, por meio de parceria com o mestrado em Educação. Participaram 270 professores e tivemos uma avaliação muito positiva”, lembrou a coordenadora pedagógica Darcy Alessi Delfim.
 
Entre os diversos assuntos abordados com os coordenadores, houve uma ênfase a questão do Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp), além da citação do trabalho do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE). O primeiro auxilia nas questões de aprendizagem (atende docentes e discentes) e o segundo possibilita informações aos estudantes desde a questão de moradia até as vagas para estágios.
 
A psicóloga Ana Paula Fabrin reforçou aspectos do SUAPp, implantado desde 2015 e que já tem registrado 400 pessoas atendidas. “É um serviço disponível a todos os cursos e a procura pode ser feita pelos coordenadores, docentes e discentes, por meio de agendamento nas Informações Acadêmicas [área do aluno na internet]”.
      
Logo após, a Dra. Gisele Alborghetti Nai, que integra o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) tirou dúvidas sobre o trabalho desenvolvido por esta representação, que está vinculada à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária, Dr. Adilson Eduardo Guelfi trouxe informações dessas áreas, que são fundamentais e integram o tripé da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Principalmente, no que diz respeito aos programas de incentivo à iniciação científica (como Fapesp, CNPq, entre outros) e de intercâmbios, cuja atuação tem possibilitado experiências enriquecedoras à comunidade acadêmica.
 
A Dra. Alba Arana fez uma apresentação sobre a implantação do Plano de Logística Ambiental (Unoeste Sustentável), instituído por meio de portaria da Reitoria, no fim do ano passado e que atende as propostas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O encontro foi encerrado pelo Dr. Creste com demais questões que envolvem a área acadêmica.
 
Os gestores ainda conheceram alguns ambientes da Fazenda Experimental e muitos destacaram a relevância desse momento diferenciado, que possibilitou sair da rotina em uma proposta que envolveu discussões de aspectos acadêmicos e promoveu a interação entre as lideranças das mais variadas áreas do conhecimento.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem