CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Restaurante Universitário busca a sustentabilidade

Verduras, carnes e legumes servidos no local são produzidos pela universidade, garantindo qualidade e procedência


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Restaurante Universitário busca a sustentabilidade
Do canteiro para a cozinha: couve, cenoura e cheiro verde são alguns ingredientes que integram o cardápio da RU

Comidinha caseira, preparada com alimentos que saem do próprio quintal e vão direto para a panela. É o que acontece no Restaurante Universitário (RU) da Unoeste, já que grande parte dos legumes, carnes e verduras é produzida pela universidade. É o selo de qualidade da instituição, que além de sua força em ensino, pesquisa e extensão, também é notada nas refeições servidas para a comunidade acadêmica.
 
“Elaboramos um cardápio saudável e diversificado para o nosso cliente”, comenta a nutricionista responsável técnica e administrativa do RU, Suely Fátima Souza Nascimento. Ela garante que existe uma dedicação especial, desde o preparo até a finalização dos pratos, trabalho que envolve cozinheiras e alunos dos cursos de Gastronomia e de Nutrição. “Nossas práticas atendem o Controle de Vigilância Sanitária (CVS), o que atesta a qualidade do nosso produto final, sendo que o nosso principal diferencial é a busca pela sustentabilidade. Usamos temperos naturais e outros ingredientes, que são produzidos pela Unoeste como hortaliças, legumes, ovos, leite e carne suína”.
 
Essa logística coletiva, nas dependências do restaurante, se estende para o campo com o trabalho de docentes, funcionários e acadêmicos de Agronomia. “A instituição possui uma horta com cerca de 10 mil metros quadrados onde são cultivadas espécies como alface, almeirão, chicória, rúcula, berinjela, pimentão, pepino, brócolis, cebolinha, salsa, coentro, hortelã, couve, cenoura, beterraba e quiabo”, comenta o zootecnista responsável pelo ambiente, Dr. Paulo Claudeir Gomes da Silva.
 
Para atender ainda mais o RU, Silva revela que essa área está sendo ampliada. “Já plantamos nesse local tomate, pepino, abóbora, rabanete, nabo, couve-flor, mandioca e batata-doce e, conforme a necessidade, cultivaremos outras variedades”, diz. O professor lembra que esse laboratório ao ar livre agrega o ensino agronômico com uma alimentação saudável. “Nossos estudantes conhecem de perto a importância da diversidade de legumes e verduras para o mercado e aprendem a produzirem alimentos com o uso mínimo de defensivos agrícolas”.
 
Para quem ficou com vontade de saborear todos esses alimentos é fácil! Basta almoçar no Restaurante Universitário da Unoeste, localizado no campus II da universidade. Suely declara que o ambiente funciona de segunda a sexta-feira das 11h às 13h30. “Quem é calouro tem desconto de 30% nesse primeiro mês. Para os frequentadores assíduos, a partir de setembro terá uma novidade: o cartão fidelidade, em que a cada 10 refeições a 11ª será gratuita”. A nutricionista acrescenta que são comercializados no RU doces caseiros e queijos produzidos pela instituição.
 
Fique ligado – Acadêmicos podem conferir o cardápio do dia pela internet, na aba serviços nas “Informações Acadêmicos”. Funcionários e público externo podem acompanhar pela página do Restaurante Universitário.
 
Marmitex – É funcionário da universidade e não tem tempo de ir ao restaurante almoçar? Pensando em você, a Unoeste disponibiliza a venda de marmitex. Para mais informações ligue para 3229-2159.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem