CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Evento de psicanálise tem apoio e participação da Unoeste

9º Encontro das Seções Regionais da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) ocorreu nesse fim de semana


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Evento de psicanálise tem apoio e participação da Unoeste
Iniciativa realizada na Casa do Médico reuniu profissionais, estudantes e pesquisadores de psicanálise
Foto: Mariana Tavares Evento de psicanálise tem apoio e participação da Unoeste
Acadêmicos de Psicologia apresentaram pôsteres durante o evento

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) promoveu na última sexta-feira (19) e sábado (20), o 9º Encontro das Seções Regionais. Realizada pela Diretoria Regional da entidade, a iniciativa, que teve como tema central “O corpo e a palavra: percursos da simbolização”, contou com o apoio da Unoeste e a participação das graduações de Medicina e Psicologia, além da especialização em Psiquiatria da universidade.

O diretor regional da SBPSP, Osvaldo Luís Barison, pontua que o indivíduo não sabe expressar o que sente, fazendo com que o corpo sofra cada vez mais. “As doenças psicossomáticas estão cada vez mais frequentes, pois a sociedade contemporânea tem criado ambientes que tornam as pessoas introspectivas. Nesse sentido, todo o nosso encontro foi montado em cima dessa dualidade, enfatizando a relação entre o corpo e a mente, visualizando caminhos que nos levem a transformar o sofrimento físico em afetivo, para que assim, as pessoas possam se tornar melhores”.

Barison pontua que o incentivo da Unoeste na realização desse evento é fantástico. “Essa postura demonstra que a universidade se mostra sensível à condição humana e, principalmente, ao desenvolvimento dos seus acadêmicos, já que futuramente, eles serão profissionais que poderão atuar nesse meio”.

A presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), Nilde Parada Franch, destaca a importância dos encontros regionais do órgão. “A psicanálise tem um movimento interno, com o processo de análise e externo, por meio de trocas de experiências entre profissionais da mesma área ou de segmentos distintos como a psiquiatria, filosofia e literatura. É justamente esse contato diversificado que revitaliza a paixão pela psicanálise e permite o intercâmbio científico”. Ela acrescenta que toda profissão, que lida diretamente com pessoas, principalmente nos níveis da saúde e educação, precisa conhecer um pouco do funcionamento do ser humano. “Eu acho que a entrada da psicanálise nas universidades é da maior importância porque esses locais são formadores da compreensão do ser humano”.

O psiquiatra, Giovanni Lopes de Farias, docente do curso de Medicina da Unoeste, considera importante que os futuros médicos tenham entendimento sobre a vida emocional. “O médico é quem mais lida com os relacionamentos e, por isso, deve compreender um pouco da alma humana”.

Solenidade de abertura – A abertura oficial do 9º Encontro das Seções da SBPSP foi realizada na sexta-feira (19), na Casa do Médico. Além de Nilde e Barison, compôs a mesa principal, Selma Jorge, coordenadora do evento. Após esse momento foi realizada a palestra “O analista intérprete da relação corpo-mente”, coordenada por Farias e ministrada por Alfredo Menotti Colucci.

Sessão de pôsteres – O curso de Psicologia esteve presente com cinco estudos científicos, apresentados por meio de pôsteres. Quem também integrou a iniciativa foi o egresso da Medicina, Rodrigo Cesar Demattei Rodrigues, que atualmente é aluno da especialização em Psiquiatria da universidade. Na sexta-feira (19), os autores tiveram um momento para discutir seus estudos com profissionais da área, que analisaram os temas e deram seus pareceres. A professora da graduação, Josiane Machado Ruiz, comenta que todos os trabalhos têm a mesma temática, que é a relação do corpo com a psicanálise, sendo esse o tema do congresso da Federação de Psicanálise da América Latina (Fepal), que ocorre no próximo mês. “Os alunos desenvolveram trabalhos bastante interessantes. Além do mais, participar de um evento científico como esse acrescenta pontos no currículo”, comenta, reforçando a boa repercussão do evento no meio acadêmico. “Muitos alunos e egressos estão participando, isso é ótimo para eles como profissionais”.
A psicanalista Marly Terra elogiou os estudos expostos e reforçou a importância de transformar aquilo que se estuda em pesquisa. “Não é simples, mas é um trabalho que gera bons resultados para a formação acadêmica. Os estudantes fizeram muito bem seus pôsteres, com estudos interessantes na área”.

Premiação – No sábado (20), a comissão científica do encontro premiou os três melhores pôsteres apresentados no evento, levando em conta aspectos como pertinência ao tema, organização e composição teórica. “Ficamos felizes com esse reconhecimento, já que essa iniciativa é uma preparação para o 31º Congresso Latino Americano de Psicanálise, que ocorrerá em setembro na Colômbia”, expõe a docente de Psicologia da Unoeste e orientadora dos trabalhos, Solange Maria Sobottka Rolim de Moura. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem