CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Caravana da Saúde é avaliada como primordial para Anastácio

Ofertas de serviços, como os de aferição de pressão e glicemia, proporcionam aproximadamente 1,2 mil atendimentos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde é avaliada como primordial para Anastácio
Prevenção com a aferição de pressão arterial
Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde é avaliada como primordial para Anastácio
Fisioterapia: orientação durante alongamento

Pela terceira vez nos últimos quatro anos a Caravana da Saúde é realizada em Santo Anastácio (SP): em 2013, 2014 e no sábado (20) passado. Novamente com expressiva presença de moradores e aproximadamente 1,2 mil atendimentos. Para o aposentado pelo Banco do Brasil e dono do maior acervo fotográfico sobre a história anastaciana, Lázaro da Silva, o projeto de prevenção à saúde é primordial para a cidade. “É uma grande contribuição. Nascemos para morrer um dia, mas cuidar da saúde é viver com dignidade. Cuidar do corpo é uma forma de viver bem”, diz com a visão de quem tem paixão pela cidade e, por isso, desde o final dos anos 90 tem se dedicado à coleção de fotos para preservar a história, que já são mais de mil.
 
Nos anos 40, Silva foi aluno da antiga escola estadual que tem o nome de Enrico Bertoni, atualmente pertence ao município e atende o ensino fundamental. A diretora Sueli Lombardi Siqueira também enaltece a caravana, por facilitar o acesso das pessoas em serviços de saúde pública, gratuitamente. “São pessoas que nem sempre conseguem atendimento na rede pública e quando conseguem é muito demorado”, comenta e conta que na semana anterior promoveu a mobilização da comunidade, recomendando aos cerca de 280 alunos para que avisassem seus pais. Assim, durante toda manhã foi intenso o movimento de pessoas na escola que fica no centro da cidade.
 
O projeto de iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), com o envolvimento de parceiros como a Unoeste, teve em Santo Anastácio a participação da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acia), da Prefeitura e Câmara Municipal. O presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro, tomou a decisão de levar a caravana pela terceira vez a Santo Anastácio, pelo fato de ter sempre grande participação da população local. O presidente da Acia, Marcos Rogério da Cunha Garcia, afirma que o evento é uma oportunidade para quem, às vezes, não tem condições de buscar atendimento de saúde no dia a dia ou que aproveita o projeto como complemento.
 
Os serviços de saúde e atividades recreativas são feitos por estudantes da Unoeste, sempre na companhia e com a orientação de professores. Estiveram em Santo Anastácio equipes dos seguintes cursos: Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Pedagogia, Medicina, Radiologia, Fonoaudiologia, Estética, Jornalismo e Educação Física. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Mário Colnago, Luciana Calvo, Luciane Romero, Rosangela Cristóvão, Juliane Avancini, Meire Judai, Renata Digiovani, Homéro Ferreira, Olga Boscoli, Edson Maréco e Ariovaldo Ribeiro.
 
Pela Acipp, além do presidente compareceram a superintendente Eugênia Leandro e sua equipe de trabalho. Pela Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim) compareceram Célia Harumi e Elaine Almeida. O Serviço de Urologistas de Presidente Prudente e Região Associados (Suppera), com o médico Ênio Perrone. Pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste compareceu o assessor de integração comunitária Darci Galbiati. Também foram ofertados cortes de cabelo pela Impacto Hair e prevenção do câncer com o ônibus da Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente.
 
A Caravana de Saúde, em sua 51ª edição, recebeu a cobertura das assessorias da Acipp, Acia, Carim, Câmara Municipal e Unoeste, através dos seus sites e abastecimento de mídia; TV Cabo de Santo Anastácio, Rádio Facopp e Rotaract em Ação, um projeto de produção de vídeos disponibilizados no YouTube.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem