CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aluno do Direito terá acesso à sistema de controle jurídico

Software será utilizado pelos estudantes do estágio supervisionado e advogados do escritório piloto da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Aluno do Direito terá acesso à sistema de controle jurídico
Sistema visa capacitar os alunos para a nova realidade do judiciário: a era digital

O curso de Direito da Unoeste, a partir de agora, conta com um software de controle jurídico, com benefício aos estudantes que já realizam o estágio supervisionado e também os advogados que atuam no escritório piloto da universidade. Trata-se de um sistema implantado pelo Pro Ágil, “que visa a gestão eficiente da advocacia, por meio de um controle efetivo de clientes e processos, arquivamento digital de documentos e organização de prazos e tarefas a serem executados, sendo tudo de maneira rápida, simples e dinâmica”, explica Wauton Zambrini, idealizador do sistema que já foi implantado em vários escritórios de Presidente Prudente e região.

O Núcleo de Prática Jurídica terá duas licenças, sendo uma para a prática de estágio, onde os alunos poderão simular a realização de procedimentos jurídicos; e outra para o escritório piloto, onde o sistema será utilizado efetivamente pelos advogados que atendem pessoas de baixa renda da comunidade. “O objetivo maior do uso do Pro Ágil, ainda na graduação, é desenvolver nos futuros advogados a cultura da organização digital dos processos. Tal necessidade se mostra cada vez mais importante com a informatização dos tribunais, através do Peticionamento Eletrônico, onde todos os atos do judiciário estão migrando para a plataforma digital”, comenta Zambrini. Ele explica que é um sistema em cloud (em nuvem), mas que tem uma interface para desktop, smartphones e tablets, oferecendo mobilidade e praticidade aos usuários.

O coordenador do curso de Direito, Sérgio Ronchi, reforça que o sistema visa capacitar os alunos para a nova realidade do judiciário: a era digital. “É o fim do papel, tudo digital, inclusive temos muitos advogados experientes que estão contratando recém-formados para operar o sistema. Além do judiciário, que tem quase tudo on-line”, comenta. Segundo ele, o estágio deixará de fazer peças manuscritas e tudo será digital, proporcionando maior proximidade da realidade de um escritório. “Os estudantes terão acesso ao sistema via senhas pessoais, o que permitirá ao professor controlar todas as atividades ministradas e a correção das peças on-line”. No caso dos advogados do escritório piloto, eles poderão acessar os dados e acompanhar o andamento de onde estiverem.

O sistema está em fase de implantação e os professores estão passando por capacitação para já aplicar os recursos na prática. “A parceria com a universidade nos permite participar da formação dos futuros advogados, acrescentado, através dos nossos treinamentos, como está a realidade do mercado que futuramente eles irão atuar”, finaliza Zambrini.  

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem