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Cultura e organização influem para alto rendimento no Enem

Estudo identifica que em escola com alunos bem avaliados, ocorre compartilhamento de objetivos


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Foto: João Paulo Barbosa Cultura e organização influem para alto rendimento no Enem
Nattácia: aprovada para receber o título de Mestre em Educação
Foto: Cedida Cultura e organização influem para alto rendimento no Enem
Nattácia com os doutores Maria Eliza, Graziela e Francisco


Pais, professores, alunos e gestores comprometidos com os mesmos objetivos refletem na cultura escolar e no clima organizacional de uma escola pública cujos alunos alcançaram alto rendimento no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A identificação é feita em estudo científico realizado pela egressa do curso de Administração da Unoeste, Nattácia Rocha Duarte Ruani, junto ao Programa de Mestrado em Educação vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da mesma instituição de ensino superior.
 
Conforme a autora do estudo, o ambiente escolar deve colaborar para o desenvolvimento do ser humano em vários aspectos, se inclui a sua capacidade de conviver nesta sociedade globalizada e multicultural, por meio do respeito às diferenças. “A educação tem variado constantemente, com o tempo e o meio social, para atingir os objetivos e interesses de uma sociedade real que estabeleceu parâmetros para a formação de seus integrantes, de acordo com suas necessidades e demandas”, pontua Nattácia durante a defesa pública de sua dissertação, na tarde desta quinta-feira (16).
 
Diante de tais circunstâncias, a pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar a cultura e o clima organizacional de uma escola pública onde os alunos obtiveram ótimos resultados no Enem. A motivação para o estudo surgiu com a crença de que as escolas administradas com base em políticas de lideranças, capazes de detectar a cultura e o clima organizacional e agir sobre eles, no sentido de torná-los explícitos e manifestos a todos os membros da organização, alcançam de modo exitoso seus objetivos educacionais.
 
A problemática central, formulada na pesquisa, buscou responder em que medida a cultura e o clima organizacional da escola intervém nos resultados do processo de ensino e aprendizagem do aluno. A autora utilizou esse pensamento como uma das variáveis que podem ser exploradas para compreender o fenômeno em sua profundidade. “O clima e a cultura organizacional compõem apenas uma parte de muitos elementos que concorrem para o alcance de bons resultados no desempenho dos alunos”, explica.
 
“Entretanto, também defendemos que a gestão escolar é elemento fundamental e, por este motivo, nos dedicamos a compreendê-la a partir da análise do clima e da cultura, demonstrando seu impacto nas organizações para o alcance dos objetivos educacionais”, comenta sobre o estudo no qual empregou a metodologia da abordagem qualitativa, de cunho fenomenológico, tipo estudo de caso, com utilização de entrevistas semiestruturadas, questionários e observações. Assim, foi possível identificar que a cultura e o clima influenciaram no alto rendimento no Enem.
 
Nattácia contou com a orientação da doutora Maria Eliza Nogueira de Oliveira que compôs a banca examinadora juntamente com Marcos Vinicius Francisco e Graziela Zambão Abdian, convidada do campus da Unesp em Marília. Nattácia foi aprovada para receber o título de Mestre em Educação, a ser outorgado pela PRPPG da Unoeste. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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