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Metodologias ativas instigam alunos a irem além do conteúdo

Processos ativos envolvem docentes e discentes a atuarem como sujeitos ativos no ensino-aprendizagem


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Foto: João Paulo Barbosa Metodologias ativas instigam alunos a irem além do conteúdo
Fernanda Mello obtém aprovação para o título de mestre em Educação

Pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unoeste, contou com quatro estudos para analisar a aprendizagem baseada em projetos e a criação de recursos educacionais digitais nos cursos de comunicação social. Em três estudos bibliográficos houve a constatação de que no ensino superior as práticas com metodologias ativas são necessárias para atender o perfil do aluno que é mais ativo em relação a outros tempos.

No estudo com aplicação da coleta de dados, foi referendada que a mudança de postura do professor e alunos é capaz de estimular o protagonismo e a autonomia, com as partes envolvidas se posicionando como sujeitos ativos. A autora dos estudos, professora universitária Fernanda Sutkus de Oliveira Mello, afirma que os alunos se sentem mais motivados em buscar conhecimentos, quando aplicado o processo de metodologias ativas.

No experimento que realizou, os alunos foram além do conteúdo programático do semestre, ao terem autonomia de escolhas do tema e do projeto de cada grupo da disciplina de produção gráfica. A intervenção foi feita em curso de comunicação social de uma instituição particular de ensino superior, do interior paulista. A defesa pública da dissertação sobre a pesquisa ocorreu no fim da tarde desta segunda-feira (17), com a aprovação de Fernanda para receber o título de mestre em Educação.

A banca examinadora esteve composta pela orientadora Dra. Raquel Rosan Christino Gitahy, juntamente com seus colegas Adriana Aparecida de Lima Terçariol e Klaus Schlunzen Júnior, da Unesp em Presidente Prudente e que atua junto à Reitoria em São Paulo, razão pela qual sua participação foi on-line, via Skype.

Foto: João Paulo Barbosa Valéria Souza: aprovada para receber o título de mestre em Educação
Valéria Souza: aprovada para receber o título de mestre em Educação
 Estudantes surdos – Na mesma tarde, a pedagoga Valéria Isaura de Souza defendeu a dissertação “As tecnologias digitais de informação e comunicação no atendimento pedagógico especializado para estudantes surdos na sala de recursos”. Sua pesquisa teve o objetivo de identificar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Atendimento Pedagógico Especializado (APE). 

Foram envolvidos na pesquisa um professor especialista e seis estudantes surdos que atuaram no desenvolvimento de atividades contextualizadas e significativas, articulando projetos de trabalho com as TDIC, culminando no projeto “Minha história, minha vida”, construído com recursos da plataforma Fábrica de Aplicativos, disponível na web para uso gratuito. Como produto final, cada estudante construiu um aplicativo para dispositivos móveis (smartphone e tablet), retratando diversos momentos ou fases de suas vidas.

Conforme Valéria, a expectativa é de que sua pesquisa possa contribuir com subsídios à formação do professor especialista na busca de transformações e inovações em sua prática educativa, em especial sobre o uso de recursos tecnológicos que possibilitem a autonomia de estudantes surdos. Também com orientação da Dra. Raquel, que recebeu na banca avaliadora Adriana e Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos. Valéria foi aprovada para receber o título de mestre em Educação. 

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Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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