CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Laboratório de Análises Clínicas recebe selo de acreditação

Local é o primeiro laboratório-escola do Estado e segundo do Brasil a receber chancela do Sistema Nacional de Acreditação DICQ


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Laboratório de Análises Clínicas recebe selo de acreditação
Responsáveis pelo laboratório, Lígia Caldeira, Maria Aparecida Souza e Sueli Schadeck recebem a acreditação

Quando se presta qualquer serviço, a intenção é prezar cada vez mais pela qualidade do que é oferecido. Agora imagine receber uma chancela que ateste isso. O Laboratório de Análises Clínicas “Dr. João Carlos Grigoli”, da Unoeste, conquistou o selo de qualidade de acreditação pelo Sistema Nacional de Acreditação junto ao Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade (DICQ). É o primeiro laboratório-escola do Estado de São Paulo e o segundo do país a receber a oficialização.
 
Essa acreditação é um processo que avalia o laboratório através de uma auditoria e determina se ele atende a requisitos pré-determinados para exercer as tarefas a que se propõe; dentre os vários objetivos, o processo visa garantir o alto nível dos serviços prestados, o que é celebrado pela coordenadora administrativa e responsável técnica pelo laboratório, Lígia Maria Delfino Caldeira. “Significa que o local está padronizado, que os ensaios atendem às regras e normas, e que os procedimentos realizados são seguros e corretos”.
 
Este selo traz benefícios como a redução de custos nos ensaios realizados, facilidade no fechamento de convênios para laboratórios acreditados, a satisfação do paciente atendido e, claro, estudantes que vão vivenciar o trabalho num local que obedece a critérios e cumpre regras padronizadas. “É resultado de muito trabalho em conjunto dos colaboradores envolvidos, são técnicos, profissionais da área da saúde e responsáveis pelos processos implantados. Tivemos todo o respaldo da Unoeste para conseguir, só temos a agradecer”, segundo a gestora da qualidade e responsável pela implantação do selo, Sueli Cristina Schadeck Zago.
 
Longo processo – O recente resultado alcançado começou a ganhar forma nos dias 12 e 13 de dezembro de 2016, quando ocorreu a fiscalização realizada pelas auditoras do sistema DICQ, Macklaine Soares da Silva e Márcia Ranieri. Os itens analisados seguem o manual do DICQ e avaliou minuciosamente todo o processo de trabalho feito no laboratório. “A fiscalização é flexível e se adequa a rotina de trabalho dos funcionários, segundo os parâmetros do manual. Se tudo corre bem emitimos a liberação para a emissão do selo de certificação da acreditação”, explicou Macklaine.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem