CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Inscrições para novo doutorado em Educação estão abertas

Submissão de proposta para a nova pós-graduação stricto sensu foi aprovada pela Capes em todos os indicadores


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Inscrições para novo doutorado em Educação estão abertas
Equipe do Programa Stricto Sensu em Educação e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi

Atualizada em 07/01/2020

A Unoeste teve recentemente mais uma grande conquista: a aprovação do doutorado em Educação. A proposta submetida pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu na área, juntamente com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), foi aprovada em todos os indicadores pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação.

As inscrições já podem ser feitas e prosseguem até o dia 30 de janeiro. Veja mais informações na página on-line do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Unoeste, que também está com inscrições abertas para vagas remanescentes no mestrado.

Há 21 anos o programa vem oferecendo mestrado, sendo que de 1998 a 2018 foram outorgados o título para 420 profissionais vinculados ou interessados na carreira docente ou de gestão escolar. Para o coordenador Dr. Marcos Vinicius Francisco esse histórico revela que o doutorado é o resultado das construções de vários pesquisadores.

O pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi tem manifestado seu reconhecimento à qualidade da produção científica e ao ensino de alto nível, promovendo o desenvolvimento institucional e beneficiando a região do oeste paulista mediante a aplicação dos resultados nas soluções aos mais diferentes problemas. A Unoeste oferta seis mestrados e agora são quatro doutorados, nas áreas de ciências da saúde, odontologia, meio ambiente, ciência animal, educação e agronomia.

Francisco e a vice-coordenadora do programa Dra. Monica Fürkotter explicam que a solicitação agora aprovada advém de tudo que havia sido feito, mais especificamente da obtenção do conceito 4 em 2017. Ocorreu a primeira submissão em 2018 e a segunda foi feita em julho de 2019, com a aprovação ocorrendo agora e sendo de apenas três aprovadas em todo país.

O parecer apresenta muitos elogios, com a aprovação dos seguintes indicadores: condições asseguradas pela instituição; proposta de oferta do curso; dimensão e regime de trabalho do corpo docente; produtividade docente e consolidação da capacidade de pesquisa. Como são 11 professores pesquisadores que compõem a proposta, inicialmente são ofertadas 11 vagas.

O processo seletivo será em fevereiro com prova escrita, exame de língua estrangeira (inglês ou espanhol), análise de currículo e entrevista na apresentação do projeto de pesquisa do candidato. As aulas serão a partir de 3 de março. Em levantamento do programa, foi constatada demanda reprimida na formação de doutores em educação, por conta de que apenas 18,9% dos egressos do mestrado na Unoeste fizeram ou estão fazendo doutorado.

“Então, está aí uma conquista que perpassa pelo atual grupo de professores pesquisadores do programa, com todo apoio de funcionários e, especialmente, o institucional; de tal forma que são muitos os que deram sua contribuição”, diz Francisco.

Ainda, conforme Guelfi, o novo doutorado representa o compromisso da Unoeste com a excelência, com o ensino de atualidade e sempre visando a inovação e a melhora dos seus produtos acadêmicos. Diz que também representa uma conquista que foi construída por muitas mãos, durante muito tempo; compromissada com trabalho sério e, principalmente, com foco na área da educação.

“Uma área muito importante no mundo. Dados demonstram que países desenvolvidos são aqueles que tiveram uma educação forte, que tiveram os melhores desempenhos educacionais nas principais avaliações. Hoje se fala muito de um novo aluno, de novos docentes e novas metodologias. Então, o doutorado em educação vem contribuir com esses novos desafios da educação 4.0, que exige uma nova formação”, pontua.

O pró-reitor aponta ainda que o novo doutorado está inserido no compromisso da Unoeste de promover benefícios sociais, contribuindo com a titulação de profissionais inseridos no mercado regional, estadual, nacional e até internacional. Guelfi agradece o empenho da coordenação e dos professores do programa, juntamente com a pró-reitoria, para que essa conquista do doutorado acontecesse.

Inscrições
Quer fazer parte da primeira turma de doutorado em Educação da Unoeste? Faça sua inscrição.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem