CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto Boas Práticas na Agricultura é lançado oficialmente

Unoeste GAP (Good Agricultural Practice) oferece suporte técnico aos agricultores de hortaliças de Presidente Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Projeto Boas Práticas na Agricultura é lançado oficialmente
Representantes da graduação e pós-graduação, além de outros envolvidos no setor agrícola no município estiveram no Auditório Azaleia


O projeto de certificação Unoeste GAP (Good Agricultural Practice) Boas Práticas na Agricultura foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (26). O evento realizado no Auditório Azaleia, campus II, contou com a presença de acadêmicos do curso de Agronomia, docentes, representantes do setor, do coordenador da graduação, Carlos Sérgio Tiritan e da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Zizi Trevizan.

Através de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp), o objetivo é certificar e oferecer suporte técnico aos agricultores de hortaliças do município.

“A Unoeste, através da tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, se preocupa com a formação cidadã de seus alunos. Iniciativas como esta são fundamentais para a profissionalização e inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho”, ressaltou Zizi.

O docente Fábio Araújo, idealizador do projeto, afirmou que parceiros, produtores, acadêmicos e docentes apóiam o Unoeste GAP. “Com certeza a iniciativa trará a valorização dos produtos cultivados em nossa cidade”.

João Francelino Pereira, 56, produtor e técnico agrícola lembrou que 93,5% das hortaliças comercializadas no município vêm de outras cidades. “Prudente possui 220 hortas, ou seja, tem potencial para atender toda a demanda. Este é o momento dos agricultores se unirem, o que é fundamental para o nosso crescimento”.

O Patrulha Agrícola da Sedepp disponibilizará máquinas agrícolas para o preparo da terra. “Serviços como aração e gradagem serão feitos com os equipamentos, oferecidos com descontos de até 75% em relação ao aluguel de uma máquina particular”, disse Ernesto Cuba, diretor deste serviço.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) de Prudente irá colaborar com o projeto através de orientações dos processos de pós-colheita. “Informações sobre os cuidados com as hortaliças, como classificação, manejo e embalagem dos produtos podem ser adquiridas com nossos técnicos. Apoiamos a iniciativa, que trará a valorização do trabalho do campo e a melhor qualidade dos alimentos”, ressaltou Sebastião Carlos Odoni, gerente da Ceagesp.

Celestino Rioiti Kiryu, diretor técnico do Escritório Regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Prudente, também disponibiliza integrantes do corpo técnico para o esclarecimento de dúvidas sobre o processo de produção. “A comunidade com certeza é a maior beneficiada, pois contará com produtos de qualidade e preço acessível”.

Marcelo Duarte, diretor da Escola Técnica Estadual de Prudente (antigo Colégio Agrícola), também apoiou a iniciativa. “Nossos alunos poderão acompanhar o trabalho no campo, ajudando na elaboração de projetos e sanando dúvidas referentes ao plantio”.

O acadêmico Douglas Merotti, do 8º termo da graduação em Agronomia da Unoeste, atuou no projeto de Extensão: Avaliação de Sustentabilidade em Propriedades no Oeste Paulista. “Como no projeto anterior, esta é a oportunidade de atuarmos em conjunto com os agricultores, colaborando para a melhoria das propriedades. Também colocamos em prática o conhecimento adquirido durante as aulas”.

O lançamento também teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Carlos Dias.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem