CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto Unoeste GAP apresenta resultados

Através de iniciativa da Universidade e da Prefeitura de Presidente Prudente foram feitas visitas e avaliações nas propriedades rurais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Projeto Unoeste GAP apresenta resultados
Balanço das atividades teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Dias e do coordenador do projeto, Fábio Araújo


O curso de Agronomia da Unoeste, em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), realizou na tarde desta quinta-feira (25), no Auditório Primavera, Campus II, o encerramento da 1ª fase do projeto Unoeste GAP (Good Agricultural Practice) Boas Práticas na Agricultura.

Na ocasião estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Carlos Dias, o engenheiro agrônomo e coordenador de Agricultura e Abastecimento da Sedepp, Cláudio Mura, os produtores rurais, docentes e acadêmicos da graduação envolvidos no trabalho, além do coordenador do projeto, o docente Fábio Araújo.

“Durante o ano foram visitadas cerca de 17 propriedades rurais. Sob o acompanhamento dos professores, os alunos avaliaram estes locais e atribuíram notas de 0 a 10 em relação às condições apresentadas. Posteriormente, estas propriedades foram classificadas de acordo com as cores verde, azul, amarelo e vermelho, indicando o nível das melhorias que deverão ser realizadas”, explicou Araújo. Ele acrescentou o objetivo foi apresentar aos produtores os relatórios e também entregar o certificado classificatório das instalações rurais”.

Sobre as próximas etapas, o coordenador do projeto revelou que no próximo semestre, os acadêmicos envolvidos estarão nos locais avaliados apontando possíveis melhorias e oferecendo todo o suporte técnico. “Após estas adaptações, será feita uma nova avaliação para o recebimento de outra certificação. As expectativas são otimistas”.

Carlos Dias, secretário de Desenvolvimento Econômico, destacou que este trabalho beneficiou todos os participantes. “Os universitários tiveram uma oportunidade diferenciada de exercer na prática, atividades que desenvolverão durante o exercício da profissão. Já os produtores com toda esta orientação, poderão aumentar a produção agrícola elevando a renda familiar”.

O produtor rural, Carlos Alberto Sitolino, apontou alguns dos benefícios gerados a partir desta iniciativa. “Este projeto fornecerá um diferencial para aprimorar a nossa produção, pois com esta certificação de qualidade teremos mais oportunidades de venda”.

Felipe Duarte Dalaqua, cursa o 8º termo de Agronomia. Ele destacou que as atividades fizeram parte do estágio supervisionado. “Tive a oportunidade de manter contato com uma das minhas áreas de atuação e também contribuir com sugestões que podem trazer melhorias às propriedades”.

Prêmio Walmart Brasil – Na próxima terça-feira (30), o coordenador do projeto Unoeste GAP (Good Agricultural Practice) Boas Práticas na Agricultura, Fábio Araújo, receberá, na capital paulista, menção honrosa no 3º Prêmio Varejo Sustentável Walmart Brasil.



Confira os resultados.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem