CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Acadêmicos promovem domingo de mobilização

Futuros pedagogos promovem interação de pais, filhos e escola com várias atividades de orientação e confraternização


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Acadêmicos promovem domingo de mobilização
Itamar Xavier durante realização de sorteio
Foto: Cedida Acadêmicos promovem domingo de mobilização
Guilherme José Simões de Siqueira, Ivan Mauricio Damaceno, Itamar Xavier, Gabriela Assef e Jayana Lopes dos Santos


O domingo (19) foi dia de Mobilização Social pela Educação na Escola Estadual Placídio Braga Nogueira, promovida pelos acadêmicos Samanta Araújo e Itamar Xavier de Camargo, do 7° termo de Pedagogia da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) da Unoeste, em parceria com o Programa Escola da Família.

Durante toda a manhã foram realizadas palestras sobre distúrbios de aprendizagem, sobre a importância dos pais participarem da vida dos filhos, políticas públicas, criação dos filhos, testemunhos de vidas recuperadas, teatro, exame bocal, aferição de pressão, café-da-manhã comunitário, apresentação de um vídeo sobre mobilização e entrega de cartilhas “Como Acompanhar a Vida Escolar das Crianças”, produzidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Itamar explicou que a ideia de realizar essa ação surgiu durante sua pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “Interação entre Escola e Família na Educação das Crianças”. “Nessa pesquisa percebi o quanto é importante a participação das famílias na vida escolar das crianças, e que educar não é papel apenas das escolas, mas de toda sociedade”.

Durante a mobilização participaram 25 famílias, além de profissionais de diversos segmentos, como dentista, enfermeiro, advogados, psicólogos, professores e o pastor da igreja Nova Jerusalém, Anderson Corazza.

Os acadêmicos contaram com o apoio da professora Maria José Arenales Arantes, que os orientou na estratégia de mobilizar famílias e forneceu material, como cartilhas com orientações aos pais, panfletos e o vídeo apresentado no dia do evento.

Oficina de desenho – Em novembro, ocorreu ainda o encerramento da Oficina de Mangá e Histórias em Quadrinhos na Associação Betesda, ministrada por Itamar e pela acadêmica do 8º termo de Arquitetura e Urbanismo, Gabriela Assef Fernandes. Nessa oficina, cada turma criou sua própria história em quadrinhos. O tema foi escolhido, desenvolvido e dividido nas funções de roteiristas, desenhistas e arte-finalistas. No evento de encerramento foi apresentada uma palestra sobre a História da Arte. Além do certificado, a família ganhou um exemplar da história criada e desenvolvida pelo filho. Os originais fazem parte do acervo da biblioteca do Projeto Leitura Campeã. “Usarei essa experiência para desenvolver minha tese no mestrado de Educação”, finaliza Itamar. Para conferir os trabalhos clique aqui.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem