CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo de mestrado beneficia setor sucroalcooleiro

Dissertação aponta quais enzimas são responsáveis pelo escurecimento do caldo de cana-de-açúcar


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estudo de mestrado beneficia setor sucroalcooleiro
Tadeu Alcides Marques, Hermas Amaral Germek, Érick Malheiros Rampazo e Carlos Henrique dos Santos


Érick Malheiros Rampazo, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Bioenergia e Tecnologia Sucroalcooleira (Centec) e aluno do mestrado em Agronomia da Unoeste, defendeu nesta semana, a dissertação intitulada “Atividade de enzimas oxidativas em caldo de cana-de-açúcar em função do sistema de plantio”. Estiveram presentes na banca o diretor da Fatec de Piracicaba (SP), Hermas Amaral Germek, o docente da Unoeste, Carlos Henrique dos Santos e o orientador, professor Tadeu Alcides Marques.

De acordo com o mestrando, o estudo envolveu a determinação de atividades enzimáticas em caldo de cana-de-açúcar, quando são submetidos a sistemas de plantios diferentes. “Após os diversos estudos conclui que as enzimas oxidativas são responsáveis pelo escurecimento do caldo, que acarreta a produção de açúcares com menores valores comerciais”.

Hermas observou a importância do projeto. “Esta pesquisa possui grande relevância para o setor sucroalcooleiro, pois as atividades agrícolas podem comprometer os processos industriais, nas usinas localizadas na região de Presidente Prudente”.

O orientador do estudo revelou que a dissertação integra uma série de trabalhos relacionados à cultura canavieira que são financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Estes aprofundamentos científicos interessam muito às unidades regionais de produção sucroalcooleira, já que os resultados obtidos reduzem os custos dos processos industriais, aumentando a lucratividade e melhorando a qualidade dos produtos finais”.

Graduado no curso superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira no ano de 2009, Érick atualmente trabalha no Centec da Unoeste e salientou a importância do aprendizado contínuo. “Todo o embasamento que recebi foi essencial para a minha formação profissional, por isso, pretendo aprimorar ainda mais os meus conhecimentos, através do doutorado em Agronomia, que será oferecido a partir de 2012 na Unoeste”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem