CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste avalia qualidade de vida durante o Agita Prudente

Educação Física promove avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e aplica questionário do Tentáculo do Bem-estar


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste avalia qualidade de vida durante o Agita Prudente
Unoeste leva atendimento para populares na Praça Nove de Julho


A frequente ação de serviços prestados aos moradores de Presidente Prudente e região por professores e alunos do curso de Educação Física da Unoeste teve na manhã desta quarta-feira (11) mais uma atuação. O projeto de incentivo às atividades físicas Agita Prudente contou com a parceria da universidade, com a oferta de avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e a aplicação do questionário do Tentáculo do Bem-estar para aferir qualidade de vida.

O IMC leva em conta idade, peso e estatura e formula um cálculo para apontar se a pessoa está no peso correto, acima ou abaixo. Passaram pela avaliação dezenas de pessoas, com idade variável entre 18 e 84 anos. Essas mesmas pessoas responderam ao questionário sobre qualidade de vida, formulado em cinco campos: nutrição, atividade física, comportamento preventivo, estresse e relacionamento social. O cruzamento de informações possibilita dizer se está tudo certo com a pessoa ou se precisa revisar ou mudar de comportamento.

O professor Ariovaldo de Souza Ribeiro, que acompanhou os alunos juntamente com o também docente Marcelo José Alves, disse que o curso de Educação Física da Unoeste tem participado de eventos como Interação e Caravana da Saúde. “Temos contribuído com serviços e informações que interessam às pessoas”, afirmou Ribeiro. As alunas Helen Tavares, do 2º termo, e Gleice Kelly Martins, do 1º termo, comemoram a oportunidade de aprender na prática. A ingressante disse que o Agita Prudente foi sua primeira atividade, enquanto que a veterana contou que já esteve em outras atividades extensivas.

O aposentado Josué Florêncio da Silva, 62, foi um dos atendidos pela Educação Física no Agita Prudente. Com a estatura de 1,71 m e 89 kg, contou que está 14 acima do peso. “Ter feito o exame e respondido ao questionário foi uma boa oportunidade para reforçar algo que já sabia: a necessidade de me cuidar. Vou voltar a caminhar e entrarei na natação. Antes da operação de hérnia de disco eu caminhava, mas estou inativo nos últimos seis meses. Após ter sido operado engordei 5 kg”, comentou o aposentado pela Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa) e que mora no município de Caiuá, na região.

Silva estava pela manhã no centro de Prudente, onde veio trazer sua nora para atendimento médico. Aproveitou o serviço oferecido pela Unoeste e elogiou o atendimento. “Tenho feito exames no Posto de Saúde de Caiuá, mas é bom ter esse serviço aberto às pessoas numa praça pública como esta de Prudente. Nasci em Queiroz, na região de Tupã. Meu pai comprou um sítio em Caiuá, onde moramos vários anos. Depois, fomos para Cubatão e lá trabalhei até me aposentar. Voltamos para Caiuá onde a vida é bem mais tranquila e fica mais fácil cuidar da saúde. Essa orientação da Unoeste ajuda muito”, avaliou.

A secretária municipal de Educação, professora Ondina Barbosa Gerbasi, afirmou que a Unoeste tem participado de várias ações. “Além dos eventos, a Unoeste está no dia a dia prestando serviços, como é o caso do Pró-Jovem”, contou a secretária que por mais de 20 anos trabalhou na Unoeste, de 1973 a 1996, a maior parte do tempo como professora da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp).

O Agita Prudente 2012 começou nesta quarta-feira e prossegue até sexta-feira com a oferta de várias atividades, em diferentes locais. A abertura ocorreu no calçadão da Maffei e na Praça Nove de Julho, com a programação elaborada pela técnica em Recreação da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), a professora de educação física Maria Izabel da Silva. O encerramento na sexta-feira se dará com caminhada às 9h no Parque do Povo. Será aberta aos interessados e com a participação de grupos organizados. A concentração ocorrerá em frente à TV Fronteira e o percurso com ida e volta à Rotatória dos Vereadores (Guaíba).

A participação da Unoeste no Agita Prudente foi garantida pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), pela qual responde a doutora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima. A equipe do curso de Educação Física recebeu o suporte dos assessores da Proext, Rita Rambaldo e Darci Galbiati que, juntamente com Décio de Oliveira e Rosângela Cristóvão, atenderam à solicitação da Seduc desde o início da organização do evento, incluindo representação nas reuniões preparatórias.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem