CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Acupuntura na cardiologia animal apresenta bons resultados

É o que se constata em experimento científico desenvolvido no Programa de Mestrado em Ciência Animal da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Acupuntura na cardiologia animal apresenta bons resultados
Mariana Paz Rodrigues, ao fazer a defesa de sua dissertação
Foto: João Paulo Barbosa Acupuntura na cardiologia animal apresenta bons resultados
Banca avaliadora: doutores Motta, Alessandra e Renata
Foto: João Paulo Barbosa Acupuntura na cardiologia animal apresenta bons resultados
Mariana com os doutores Alessandra, Motta e Renata


A médica veterinária Mariana Paz Rodrigues realizou pesquisa sobre acupuntura na cardiologia animal e obteve bons resultados, anunciados publicamente nesta sexta-feira (28) durante a banca de defesa de sua dissertação no mestrado em Ciência Animal, na Unoeste. Um trabalho com resultado inédito, com perspectiva de publicação em revista científica internacional.

A expectativa da orientadora doutora Alessandra Melchert é de que essa pesquisa alavanque a acupuntura em animais cardiopatas, quando cães e gatos apresentam vida mais longa. Quanto mais velhos, maiores as possibilidades de serem acometidos por doenças, inclusive as do coração. “A acupuntura é muito usada pela medicina veterinária para distúrbios neurológicos, com excelentes resultados”, conta.

Agora, espera-se que o experimento feito em laboratório possa motivar que esse ramo da medicina tradicional chinesa seja utilizado em pequenos animais com problemas cardiológicos. A pesquisa foi desenvolvida no Biotério da Unoeste.

“Foram possíveis resultados inéditos”, conta Mariana. Além da doutora Alessandra, compuseram a banca os doutores Renata Navarro Cassu e Yudney Pereira da Motta, convidado junto a Unicentro, do Paraná. Mariana foi aprovada para receber o título de mestre em Ciência Animal pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste. A autora da pesquisa é de Rio Verde, no interior de Goiás, a 680 km de Presidente Prudente.

Mariana fez a graduação em sua cidade e tomou conhecimento do mestrado pela internet. Se inscreveu, passou por avaliação e foi aprovada. Dos dois anos de estudo, morou um e meio em Prudente. Classifica a experiência como boa, com contribuições para sua vida pessoal e a profissional numa clínica de pequenos animais em sua cidade, a 220 km da capital Goiânia.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem