CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Serviço de Urologia da Santa Casa adere à Caravana da Saúde

Adesão envolve estudantes de Medicina da Unoeste, no acompanhamento do serviço prestado por médicos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Serviço de Urologia da Santa Casa adere à Caravana da Saúde
Perrone e Ribeiro com os estudantes envolvidos no serviço de urologia
Foto: João Paulo Barbosa Serviço de Urologia da Santa Casa adere à Caravana da Saúde
Comunidade de Presidente Bernardes prestigia a Caravana da Saúde
Foto: João Paulo Barbosa Serviço de Urologia da Santa Casa adere à Caravana da Saúde
Mais de 100 estudantes e alunos da Unoeste estiveram em Bernardes


O Serviço de Urologia de Presidente Prudente e Região (Suppera), criado há dois anos e mantido por oito urologistas vinculados à Santa Casa de Presidente Prudente, atende ao apelo da Associação Comercial e Empresarial do município (Acipp) e se junta à Caravana da Saúde. O serviço prestado pelos médicos é acompanhado por estudantes do curso de Medicina da Unoeste, principal parceira deste projeto de atendimento comunitário, que é levado aos bairros prudentinos e às cidades da região, como ocorreu neste sábado (25), em Presidente Bernardes (SP).

A realização ocorreu na Escola Estadual Alfredo Westin Júnior, como parte de mais um final de semana do programa Escola da Família, reservado à data especial do primeiro semestre denominada “Um dia do meu filho na escola”, descreve o diretor Jair Camatari, que com quase 40 anos de exercício do magistério na unidade de ensino está prestes a se aposentar. Ele conta que nestas quatro décadas, a Caravana da Saúde foi um dos maiores e mais importantes eventos já realizados na escola.

A escola de ensino médio atende a cerca de 700 alunos. Bernardes recebeu tão bem a caravana que, além a comunidade ter prestigiado, a rádio comunitária Guarucaia (FM 104.9) mobilizou sua reportagem ao vivo. A repórter Francine Távore, com a produção de Antonio Leite, fez entrevistas com todos os envolvidos, incluindo professores da Unoeste. A Rádio Facopp, da Faculdade de Comunicação Social da universidade, também registrou o acontecimento.

A Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) promoveu a logística de deslocamento e para o atendimento prestado por mais de 100 estudantes, acompanhados pelos professores Mário Colnago, Meire Judai, Ariovaldo de Souza Ribeiro, Luciane Romero, Renata Digiovani, Celi Quiroga, Luciana Calvo, Deise Ponciano, José Luís Parizi e Rosângela Cristóvão Ferreira que também responde pela Coordenadoria de Ações Extensivas da Saúde junto a Proext, acompanhada do assessor de Integração Comunitária, Darci Galbiati.

Estiveram envolvidos estudantes dos cursos da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), de Educação Física, Radiologia, Nutrição, Biomedicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Estética e Cosmética e de Medicina. Foram vários os serviços, todos voltados à qualidade de vida e prevenção à saúde como no caso da urologia com a realização de exame sobre o câncer de próstata.

O médico Ênio Perrone, que integra o Suppera, esteve em Bernardes e disse que, com cada vez mais informações chegando todos, aos poucos vai reduzindo o preconceito com esse exame, feito pelo toque. Somente nas duas primeiras horas dos atendimentos de sábado, 12 homens tinham passado pelo exame e nenhum apresentou a doença. Perrone conta que o Suppera atende ao convite do presidente da Associação Comercial de Prudente, Ricardo Anderson Ribeiro, que se fez a acompanhar do presidente da Associação Comercial de Bernardes, Valdir Bruzatti.

A próxima Caravana da Saúde, que será a 37ª edição, está programada para o dia 24 de agosto no Parque dos Pinheiros em Presidente Prudente das 8h30 às 12h30.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem