CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Hospital Veterinário necessita de doadores de sangue canino

Prática pouco conhecida, simples e indolor, pode ajudar a salvar a vida de muitos animais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Hospital Veterinário necessita de doadores de sangue canino
Atena da raça pastor alemão é uma das doadoras de sangue animal
Foto: Cedida Hospital Veterinário necessita de doadores de sangue canino
Mel é uma das beneficiadas pela cadeira de rodas canina


Assim como nas pessoas, a doação de sangue pode salvar a vida de animais. Pouco conhecida e cheia de mitos, a prática é simples e indolor. O Hospital Veterinário (HV) da Unoeste promove uma campanha de doação de sangue canino, por conta da alta demanda.

De acordo com a médica veterinária do HV e responsável técnica (RT) do canil da Unoeste, Camila Angela Bernardi, são utilizadas por semana de duas a três bolsas de sangue. “Este procedimento é fundamental tanto para o tratamento de determinadas doenças, quanto para os atendimentos clínico-cirúrgicos. Necessitamos de cães saudáveis, que possuam comportamento tranquilo e tenham mais de 25 kg, para a realização da doação. Dessa forma, solicitamos que os proprietários de animais que se enquadram nestes requisitos, procurem o HV”.

Ela explica que inicialmente são realizadas avaliações clínica, hematológica e de compatibilidade sanguínea. “Após a confirmação do bom estado de saúde do doador, fazemos a coleta do material que dura em média 20 minutos”. A profissional observa que o processo não possui contraindicações e efeitos colaterais. “Para se ter uma ideia, após 30 dias, o cão pode doar sangue novamente”.

Camila destaca ainda que a mobilização em prol da busca por doadores de sangue canino foi iniciada pelos residentes do HV. “Após a constatação de que o nosso estoque de bolsas está em um nível muito baixo, eles têm buscado informar e sensibilizar o maior número de pessoas possíveis”, revela.

Luiz Felipe da Costa Zulim faz residência no hospital e participa da ação. “Acredito que este apoio é de grande importância, pois muitos nem sabem que existe a transfusão de sangue animal. Outro aspecto a ser levado em consideração é que este gesto simples contribui para a saúde e o bem-estar do receptor e doador, visto que os cães passam por um check-up totalmente gratuito”.

Cadeira de rodas canina – Com o intuito de acelerar a recuperação de alguns cães e, em outros casos, fornecer um suporte que permita a locomoção desses animais, o HV confecciona e disponibiliza cadeiras de rodas. “São diversas as situações em que este material pode ser utilizado como em animais com lesões simples até quadros mais graves como amputações de membros e lesões neurológicas”, conta Camila.

A profissional, que também é docente do curso de Medicina Veterinária da Unoeste, explica que a fabricação é feita pelos acadêmicos da graduação, que desenvolvem atividades no hospital. “Sensibilizados com a situação dos animais, eles se prontificaram a montar com canos de PVC, cadeiras de rodas. Além de contribuir com o bem-estar do animal, a iniciativa possibilita um aprendizado que pode ser útil na futura atuação, pois os universitários terão embasamentos e conhecimentos suficientes para a condução dos casos que precisam do recurso”, conclui.

Serviço - O Hospital Veterinário da Unoeste está localizado no campus II e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. Mais informações pelo (18) 3229-2035.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem