CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste + Terceira Idade estreia com alunos de 50 a 90 anos

Aula magna deixa participantes entusiasmados pelo grande contato que terão com a universidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Unoeste + Terceira Idade estreia com alunos de 50 a 90 anos
Palácio de Esportes e laboratório de informática são apresentados
Foto: Matheus Teixeira Unoeste + Terceira Idade estreia com alunos de 50 a 90 anos
Darcy Alessi Delfim, coordenadora pedagógica da Unoeste, recepciona alunos
Foto: Matheus Teixeira Unoeste + Terceira Idade estreia com alunos de 50 a 90 anos
Professor Josué Pantaleão da Silva apresenta metodologias das aulas


Média de 63 anos para alunos com idades que variam de 50 a 90… São estudantes da universidade? Sim! Este é o público atendido pela Unoeste + Terceira Idade, que proporciona cursos gratuitos de artes, ginástica e inclusão digital, além de acompanhamento fonoaudiológico. Na aula magna de hoje (22), o professor coordenador, Josué Pantaleão da Silva, apresentou os objetivos desse projeto, que é cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Outros docentes e funcionários da universidade também tiveram contato com os novos alunos, que desde já se dizem entusiasmados por se aproximarem da instituição de ensino superior.

No Palácio de Esportes do campus I, a atividade inicial foi um café da manhã – ótima oportunidade para renovar as energias, após um feriado prolongado, e iniciar amizades. Em um bate-papo descontraído, Sueli de Lima Carnevale, 58, e Idalina Marques do Rosário, 65, descobriram que são vizinhas no Parque Cedral de Presidente Prudente há quase 30 anos. Já haviam trocado “bons dias”, nada além disso… Agora, perceberam que podem ser grandes amigas! “Conhecia a estrutura física da Unoeste, mas o que ela proporcionava, não… Fiquei encantada! Fomos acolhidas muito bem, o curso será maravilhoso, sinto-me lisonjeada por ser da primeira turma”, afirma Idalina. Sueli concorda. “Achei ‘chiquérrimo’, fomos muito bem atendidas, amei o café! Todos são maravilhosos e nos atendem sorrindo, estou me sentindo uma garotinha de 20 anos”.

A aposentada Cleuza Alves Bonilha, 69, tem parentes que se formaram na Unoeste e um neto que faz curso pré-vestibular no Colégio Unoeste. Está familiarizada com a universidade, por isso teve a confiança de estudar no projeto de extensão Unoeste + Terceira Idade. Ela acredita que as pessoas de meia-idade e terceira idade estavam carentes de atividades como essas, no entanto, diz que agora terão mais autoestima ao trocarem ideias e estarem ativas. “Todos aqueles pequenininhos que carregamos no colo, que nem meus filhos, hoje estão correndo, procurando defender a vida, e a gente ficou sozinha. Então, esse projeto vai ser uma grande integração e uma grande massagem no ego”.

De acordo com o coordenador, o projeto Unoeste + Terceira Idade, idealizado há tempos e que agora tomou forma, “tem a intenção de trazer a sociedade de Prudente para dentro da universidade e promove a autoestima, um fator importante para o idoso”. Ainda conforme Silva, ao realizar as atividades propostas, os alunos aumentam o bem-estar e a alegria de viver. “Além do sentido da família, temos que dar um sentido à nossa vida… E esse é o sentido que eles estão procurando aqui. E o que queremos é isso, essa participação, porque a instituição tem espaço para todo mundo”, diz Aparecida Darcy Alessi Delfim, coordenadora pedagógica da Unoeste, que confessa ter ficado surpreendida ao ver a quantidade de alunos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem