CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Rede de Bibliotecas tem 251 mil exemplares e fascículos

Obras são atualizadas com frequência e infraestrutura é sempre muito bem elogiada pelo MEC


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Rede de Bibliotecas tem 251 mil exemplares e fascículos
Unidade do campus I abriga ampla sala de estudo em grupo
Foto: Matheus Teixeira Rede de Bibliotecas tem 251 mil exemplares e fascículos
Centro de Multimídia é um dos amplos ambientes do campus II
Foto: Matheus Teixeira Rede de Bibliotecas tem 251 mil exemplares e fascículos
Espaço no Hospital Regional apresenta acervo da área da saúde


Não há maneira mais adequada de resumir a Rede de Bibliotecas da Unoeste senão com a expressiva quantidade de exemplares e fascículos: mais de 251 mil. Para se ter ideia da grandeza, se cada um tivesse espessura de 3,5 cm e todos fossem empilhados em uma única coluna, atingiriam a altura do Monte Everest, a maior montanha do mundo (8,8 mil metros).

Atualizado constantemente, o rico acervo difunde conteúdos em vários formatos, como livros, obras de referência, mídias digitais, jornais, revistas, informativos e outras publicações periódicas. Além dos tipos acadêmicos, engloba romances e clássicos da literatura, guardados criteriosamente em uma infraestrutura muito bem elogiada pelo Ministério da Educação (MEC), e entrelaçados em ambientes climatizados, confortáveis e com acessibilidade.

Espaço para fazer empréstimo de obras é somente um dos serviços oferecidos. Assim, também formam a rede: acesso à internet, pesquisa em bases de dados digitais, documentos em multimídia, salas de vídeo e de estudo, centros de multimídia, divisão técnica de tratamento da informação, consulta a dissertações e teses, leitura das revistas científicas da universidade e bibliotecas virtuais – algumas de acesso exclusivo, como Biblioteca Virtual Pearson, Revista dos Tribunais Online, Lex Magister, Portal de Periódicos da Capes e mais recentemente a Minha Biblioteca.

Regina Liberati Silingovschi, coordenadora da rede, assegura que a Unoeste tem importância ímpar como agregadora e difusora do conhecimento, aspectos que caracterizam este ambiente da universidade como uma verdadeira “casa dos livros”, pois democratiza a informação ao receber estudantes, funcionários e visitantes. “A biblioteca universitária atende as necessidades informacionais dos discentes e cumpre o seu papel de apoio e auxílio. Desempenhamos um papel pedagógico educativo na formação desses alunos”, aponta a bibliotecária.

Em detalhes – A Rede de Bibliotecas da Unoeste, em funcionamento desde 1972, tem o nome de Cecília Guarnieri Denari, bibliotecária que foi diretora do complexo por três décadas.
– Dimensão: 3.535,04 m² e 952 assentos.
– Computadores disponíveis aos alunos: 71.
– Obras: 51.185 títulos de livros, periódicos e recursos audiovisuais (251.477 exemplares/fascículos).
– Funcionários: 42 (38 auxiliares e 4 bibliotecárias).
– Unidades de informação: campi I e II, e Hospital Regional (HR), além de bibliotecas nos polos de apoio presencial da Educação a Distância.

Horários de funcionamento – De segunda a sexta, das 7h às 22h25 (campi I e II), e 7h às 20h55 (HR); sábados até às 12h55 (campi I e II) e até às 11h55 (HR). De 30 de junho a 1º de agosto, atendimento especial de férias (unidades fechadas aos sábados): segunda a sexta – das 8h às 19h55 (campus I), das 8h às 21h (HR) e das 8h às 18h10 (campus II).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem