CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Implantar e manter museus requerem vários cuidados especiais

Secretarias estadual e municipal de cultura oferecem oficina para pessoas inseridas em preservação histórica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Implantar e manter museus requerem vários cuidados especiais
Oficina de prevenção de museu, no Centro Cultural Matarazzo
Foto: João Paulo Barbosa Implantar e manter museus requerem vários cuidados especiais
A museóloga Andrea Zabrieszach durante a realização da oficina
Foto: João Paulo Barbosa Implantar e manter museus requerem vários cuidados especiais
Professor Josué Pantaleão representou a Unoeste, Fipp e Proext


A Secretaria de Estado da Cultura, por intermédio do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP), trouxe para Presidente Prudente a oficina de prevenção de museu, realizada segunda (11) e terça-feira (12) durante o dia todo no Centro Cultural Matarazzo. As 20 vagas ofertadas foram preenchidas por pessoas inseridas nessa área de preservação histórica, de seis municípios. Os participantes recebem instruções sobre os vários cuidados especiais com os materiais expostos em museus. A realização teve a parceria da Secretaria Municipal da Cultura, através do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto. A Unoeste se fez representar.

Em nome da universidade, fez a oficina o professor Josué Pantaleão da Silva que, por indicação da Pró-reitoria Acadêmica, compõe o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), na condição de presidente. Silva também representou a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), na condição de professor convidado para compor a comissão que trabalha a instalação do museu histórico de equipamentos, periféricos, serviços e livros relacionados à área de computação e informática, iniciativa cadastrada em projeto protocolado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

“As instruções aqui recebidas servirão para ajudar a viabilizar o museu da Fipp”, disse Silva. A coordenadora do museu municipal Valentina Romeiro Flores contou que as capacitações ocorrem periodicamente e mais uma vez o Sisem-SP atendeu à solicitação do polo regional que abriga 18 municípios, dos quais seis designaram participantes: Presidente Prudente, Álvares Machado, Regente Feijó, Iepê, Martinópolis e Junqueirópolis. O encerramento das atividades, no final da tarde de terça-feira, ocorreu com as instruções oferecidas pela museóloga Andrea Zabrieszach.

O diretor da Fipp, Moacir Del Trejo, comentou que a intenção é de que o museu possa receber visitações da comunidade, como tem ocorrido, especialmente com estudantes do ensino básico – fundamental e médio, em outros espaços da universidade, a exemplo do Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin), mantido junto a Proext.  O coordenador de Web da Unoeste, Eduardo Henrique Rizo, contou que são feitas modificações no espaço físico para receber os equipamentos, livros e demais materiais do museu, assim que instalado o mobiliário. Alunos serão envolvidos nos processo de catalogação e elaboração de um site próprio.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem