CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Gardênia produz 60 toneladas/ano de tilápia em tanque rede

Projeção é para triplicar produção em breve; excelentes resultados são comemorados com o 9º Fest Peixe


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Gardênia produz 60 toneladas/ano de tilápia em tanque rede
Chef internacional Ulisses Dias instrui os seus alunos
Foto: João Paulo Barbosa Gardênia produz 60 toneladas/ano de tilápia em tanque rede
Vista parcial da saída dos pescadores na represa do Capivari
Foto: João Paulo Barbosa Gardênia produz 60 toneladas/ano de tilápia em tanque rede
Caravana da Unoeste no 9º Fest Peixe, domingo em Gardênia


O 9º Fest Peixe de Gardênia mobilizou parceiros na sua realização domingo (28) e atraiu, especialmente, a comunidade do distrito que pertence ao município de Rancharia (SP). Começou por volta das 9h e terminou no final da tarde. A realização da Associação de Piscicultores de Rancharia, conforme o presidente Cicélio Félix surgiu de uma brincadeira na disputa pela pesca do maior peixe, mas atualmente tem o objetivo de dar visibilidade à criação de tilápia em tanque rede. Atividade desenvolvida para ajudar na renda de moradores da comunidade, a maioria com envolvimento na produção da agropecuária. A produção é de 60 toneladas/ano, com projeção para ser triplicada brevemente.

São 35 associados e 40 tanques na represa do rio Capivari, que comportam 25 mil alevinos. Criados, são destinados ao abate com o peso médio de 800 gramas. São três ciclos por ano, cada um com produção de 20 toneladas. A previsão de aumento é para mais 80 tanques. A produção atual é destinada à merenda escolar do município, dentro da proposta governamental de aquisição de alimentos. A iniciativa está inserida no Programa Integrar, resultado de convênio da Prefeitura com a Reitoria da Unoeste, envolvendo os cursos de ciências agrárias: Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária. Todavia, o programa está aberto a projetos de outros cursos como o de Gastronomia, que esteve no Fest Peixe.

O coordenador do curso, o chef internacional Ulisses Dias de Souza, durante o domingo proporcionou ao público degustações de filé de tilápia com molhos de ervas e de maracujá. A ideia foi sair do tradicional e apresentar algo mais elaborado, com o envolvimento de 14 estudantes do 2º termo. “A ideia é trazer nossos alunos para uma realidade diferente, exigindo flexibilidade do futuro profissional, diante da limitação da estrutura. Em uma tenda, adequamos a cozinha, de acordo com as possibilidades e necessidades”, comentou o coordenador que ainda contou com suporte logístico do funcionário da secretaria de cursos, Wagner de Almeida. O público aprovou.

Para o coordenador do curso de Agronomia, Dr. Carlos Sérgio Tiritan é fundamental que os estudantes de ciências agrárias se envolvam em programas que contemplam extensão, pesquisa e ensino, além do envolvimento de outros cursos, como ocorreu com a Gastronomia. “Inserimos a marca dos nossos cursos e da Unoeste no município e preparamos nosso aluno para o mercado de trabalho”, disse o coordenador que esteve acompanhado do professor Neimar Rotta Nagano e da coordenadora da Estação de Piscicultura, Rosimeire de Souza Santos.

Além da pesca, o evento contou com as barracas de alimentação, diversão para crianças e animação musical da banda Meninos do Bailão, da cidade de Marília (SP), do músico Juliano Aparecido Silva, conhecido como Pagodinho. Também se apresentou Dani Ribeiro, de Rancharia. Juntamente com a equipe da associação, Nagano atuou na logística que incluiu ainda a oferta de mudas de jabuticaba, amora e goiaba, entre outras. Para o presidente da Câmara Municipal, Pedro de Lima Pinto, o convênio com a Unoeste representa um grande avanço para Rancharia, aprovado pelos vereadores e firmado pelo prefeito Marcos Slobodticov.

Envolvendo ainda as secretarias municipais de Cultura e Agricultura e Abastecimento e o setor de turismo, no festival, os pecadores saíram pela manhã e tinham até 16h para retornar com os peixes para pesagem. O 1º lugar ficou com a equipe formada por André Vinícius da Silva Barros, Cláudio da Silva Filho e Tiago Henrique da Silva, da cidade de Assis (SP), que pescou um barbado de 1325 kg. Receberam como prêmio o seguinte kit: motor elétrico, carrinho, bateria e carregador.

Com um tucunaré de 1225 Kg, a equipe de pescadores de Gardênia foi premiada com R$ 1 mil. Expedito Gomes da Silva, Nival Macedo e Ivanildo João dos Santos ficaram, então, com o 2º lugar. Os R$ 800 do 3º lugar foram para a dupla Gilberto Mascari e Marcelo Pacífico, de Rancharia, com um tucunaré de 765 g. O envolvimento da Unoeste fez parte da programação do Mês da Reponsabilidade Social, desenvolvida pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), em atendimento ao estímulo para ações sociais, proporcionado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem