CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enepe começa segunda com a conferência de Ronaldo Mota

Foco irá abranger gestão da inovação, tecnologias educacionais inovadoras e aprendizagem independente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Enepe começa segunda com a conferência de Ronaldo Mota
Dr. Ronaldo Mota faz a conferência de abertura do Enepe 2014


O renomado pesquisador Ronaldo Mota, que no setor administrativo ocupou cargos de secretário nacional em dois ministérios e foi ministro interino da Educação, estará segunda-feira (20) em Presidente Prudente (SP). Fará a conferência de abertura do Enepe 2014, o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste. Discorrerá sobre o tema do evento “Sociedade, Equidade e Sustentabilidade”, com foco em gestão da inovação, tecnologias educacionais inovadoras e aprendizagem independente no ensino superior. Será a partir das 19h15 no teatro César Cava, no campus I, com acesso exclusivo aos inscritos.

Vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e reitor da Universidade Estácio de Sá, Mota tratará da ciência, tecnologia e inovação dos pontos de vista da linearidade no século 20 e dialético no século 21, levando em conta a realidade brasileira em sustentabilidade. Defensor da educação básica de qualidade para todos, entende as tecnologias digitais como a terceira revolução educacional. O conferencista atende ao convite do diretor administrativo da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), a mantenedora da Unoeste, Augusto César de Oliveira Lima.

Professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Mota é bacharel em física pela Universidade de São Paulo (USP), mestre pela Universidade Federal da Bahia, doutor pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-doutor pela University of British Columbia, no Canadá; e na University of Utah, nos Estados Unidos. Na área administrativa foi secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; de Educação Superior e de Educação a Distância, no Ministério da Educação.

Das suas publicações, a mais recente é o livro “Educação para Inovação e a Aprendizagem Independente”, juntamente dom Davi Scott, pela Editora Campus, 2014. O livro, conforme sites de venda, trata do desafio de educar pessoas em um mundo onde as habilidades associadas com inovação, em seu conceito mais recente, estão se tornando cada vez mais relevantes. O entendimento é de que os estudantes de hoje somente estarão aptos a enfrentar os desafios do futuro se, ao longo de sua formação escolar, estiverem preparados para os múltiplos papéis que exercerão na sociedade, seja enquanto cidadãos, profissionais ou, posteriormente, como pais e educadores.

O livro explica como educar as pessoas para um mundo em que a inovação está cada vez mais central e mais relacionada com as tecnologias digitais; trata das metodologias educacionais compatíveis com este panorama que aponta para o desenvolvimento econômico e social sustentável, no qual a inovação é estratégia central para satisfazer as novas necessidades pedagógicas. Os autores exploram a conexão entre três importantes temas da contemporaneidade: aprendizagem, tecnologia e inovação; tomando como exemplo casos do Brasil e da Inglaterra. Assim, esperam contribuir para a superação das dificuldades enfrentadas pelas políticas e práticas educacionais no mundo contemporâneo.

Com mais de 3 mil inscritos e com inscrições podendo ser feitas até na segunda-feira (20), o Enepe oferece ampla programação, disponibilizada na internet. Na terça-feira (21) ocorre o 11º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens). Na quarta-feira (22), o 19º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi), incluindo o Simpósio de Iniciação Científica (SIC) Pibic/CNPq/Unoeste e o 3º Prêmio Científico Unoeste. Na quinta-feira (23), o 12º Encontro Anual de Extensão (Enaext), no qual está inserido o 3º Prêmio Unoeste Solidária. Nos três dias, as atividades serão nos períodos da manhã, tarde e noite.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem