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Enaens debate papel da docência na sociedade sustentável

Assunto abre o 11º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens) da Unoeste


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Foto: Gabriela Oliveira Enaens debate papel da docência na sociedade sustentável
Acadêmicos e docentes durante o início do Enaens no auditório Azaleia, campus II
Foto: Gabriela Oliveira Enaens debate papel da docência na sociedade sustentável
Dra. Bernadete Angelina Gatti, da Fundação Carlos Chagas
Foto: Gabriela Oliveira Enaens debate papel da docência na sociedade sustentável
Comunicações orais seguem até quinta (23), reunindo alunos e professores da Unoeste e de outras instituições


Teve início na manhã desta terça-feira (21), no auditório Azaleia, bloco B3, campus II, o 11º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens) da Unoeste. A conferência de abertura do evento, que integra a programação do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), foi conduzida pela Dra. Bernadete Angelina Gatti, da Fundação Carlos Chagas, que apresentou o tema “Docência Universitária: (Im)possibilidades e Desafios para uma Sociedade Sustentável”. A mesa principal contou com as presenças dos pró-reitores José Eduardo Creste (Acadêmico), Adilson Guelfi (Pesquisa e Pós-graduação) e Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima (Extensão e Ação Comunitária).

De acordo com Bernadete o intuito é trazer um breve cenário do mundo atual, considerando o papel do ensino superior diante dos problemas ambientais. “A ideia é debater a função do professor, que vai muito além da qualificação profissional, pois ele deve ser o responsável pelo desenvolvimento de um perfil crítico e consciente dos seus alunos”. Para ela, é preciso que os docentes tenham vínculo com a universidade e a comunidade, para que assim possam trabalhar de modo integrado.

O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, acredita que a educação é o caminho de todo o processo de desenvolvimento do país. “Temos uma abundância de recursos naturais, mas que precisam ser utilizados de forma consciente. Sendo assim, a proposta desta atividade permite dizer que a partir do momento que a sustentabilidade for trabalhada em consonância com a educação, menos problemas serão enfrentados futuramente”.

Sobre a importância desse evento, voltado à educação superior, Creste destaca que a iniciativa é válida tanto para os acadêmicos quanto os docentes. “Os universitários podem aproveitar as atividades para adquirir uma visão diferenciada de algumas práticas pedagógicas, enquanto que os professores, como articuladores e facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, trocam experiências com profissionais de outras instituições, adquirindo informações relevantes”.

Apresentações – Também começaram na manhã desta terça-feira (21), as comunicações orais do Enepe 2014. De acordo com o integrante da comissão organizadora do evento, Dr. Jair Rodrigues Garcia Junior, foram inscritos nessa modalidade de apresentação, cerca de 800 trabalhos. “Até quinta-feira (23), acadêmicos e docentes da Unoeste e de outras instituições terão a oportunidade de divulgar informações dos estudos que desenvolvem”.

A acadêmica do 10º termo de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste, Fernanda de Almeida Vergani, apresenta o embasamento teórico do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Intervenção em Preexistência: Centro Cultural na Antiga Estação Ferroviária de Santo Anastácio”. Ela revela que por meio desse projeto, pretende reabilitar a antiga estação ferroviária do município. “Aproveito a oportunidade para trazer a ideia da utilização de um local antes abandonado em espaço voltado à comunidade”.

José Nunes dos Santos é doutorando do Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática – mestrado e doutorado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O participante do Enepe conta que apresenta a comunicação oral “Análise Pedagógica de Filmes: Gênero de Animação no Ensino de Ciências”. Ele quer mostrar os conceitos de ecologia identificados em dois filmes de animação, que podem ser utilizados em sala de aula. “É a terceira vez que participo do Enepe, que é muito pertinente, pela abertura dada à divulgação de vários projetos de pesquisa”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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