CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mesa-redonda discute desafios e tendências da educação

Atividade integra as ações promovidas no 11º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens) da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Mesa-redonda discute desafios e tendências da educação
“Os processos de ensino e de aprendizagem: desafios e tendências” foi o tema do evento realizado na tarde desta terça-feira (21)
Foto: Gabriela Oliveira Mesa-redonda discute desafios e tendências da educação
Alunos e docentes da Unoeste e de outras instituições participaram da apresentação de painéis
Foto: Gabriela Oliveira Mesa-redonda discute desafios e tendências da educação
Mostra fotográfica de Paulo Brazyl está exposta no salão de artes do Enepe, localizado no Limoeiro, campus II


“No atual contexto do desenvolvimento social, existe uma problemática muito grande para os educadores: possibilitar aos estudantes e demais integrantes da sociedade a aquisição, o domínio e a criação de conhecimentos que possam contribuir para a formação humana e o avanço científico tecnológico”. A afirmação provém do professor doutor Vandeí Pinto da Silva, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), de Marília, que tem vasta experiência na área da educação e foi um dos expositores da mesa-redonda “Os processos de ensino e de aprendizagem: desafios e tendências”, realizada na tarde desta terça-feira (21), no auditório Azaleia, campus II da Unoeste.

A atividade é uma das ações do 11º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens), que integra o Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da universidade. A mesa-redonda trouxe discussões pertinentes à universidade. “Além dos desafios, precisamos compreender também quais são as tendências predominantes na contemporaneidade”, comenta Silva. Relata que a visão tecnicista é uma dessas particularidades, que leva as pessoas a pensarem formas de trabalhar instrumentos técnicos aliados à formação humana. “Nessa perspectiva, o processo de ensino-aprendizagem deverá ser uma relação dialética entre o sujeito que aprende e o conhecimento a ser adquirido, de modo que ele aprenda significativamente e seja capaz de intervir de forma qualificada na transformação da realidade”.

O professor doutor do mestrado em Educação da Unoeste, Genivaldo de Souza Santos, foi o mediador da atividade que teve a participação da Dra. Helena Faria de Barros, que também integra a pós-graduação stricto sensu. “É imprescindível que a universidade promova esse debate, pois um dos mecanismos que contribuem para aprendizagem é justamente a partilha”, conclui.

Em paralelo às ações do Enaens, acontece no Limoeiro o “Salão de artes professor doutor José do Carmo Battistuzzo”. A coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste e uma das responsáveis pela organização do espaço, Graziella Plaça Orosco de Souza, explica que esse ambiente é destinado à arte, valorização da leitura e propostas educacionais.

“Nesse lugar são desenvolvidas simultaneamente diversas atividades. Os visitantes podem aproveitar para conferir uma mostra de artes, feira, lançamentos, doações e exposições de livros, vendas de brinquedos pedagógicos e a mostra fotográfica de Paulo Brazyl, intitulada Oeste Paulista – Iconografia Contemporânea”, explica Graziella. Ela revela, ainda, que até quinta-feira alunos e docentes da Unoeste e de outras instituições fazem a apresentação de trabalhos científicos no formato de painel.

Dione de Lira Vanzo cursa Medicina Veterinária na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e veio com o seu professor orientador Wilmar Sachetin Marçal expor o trabalho “Projeto capataz: reflexos da capacitação da mão de obra rural no incremento da produtividade animal”. Ela declara que o seu projeto tem como foco qualificar as pessoas que trabalham em propriedades rurais. “O intuito é que essas pessoas saibam quais os principais procedimentos devem ser feitos em situações de emergência com os animais, para que, assim, facilite a função do veterinário”. Sobre a vinda à Unoeste, ela fala que visualizou no Enepe a oportunidade de divulgar a sua ideia, bem como conhecer outra realidade.

Para Marçal, essa permuta técnica-científica proporcionada por ações do evento como as apresentações de painéis trazem uma vivência fundamental. “É válido que o universitário conheça outras instituições de ensino, conhecendo pesquisas e trocando informações que podem agregar conhecimentos e auxiliar na difusão de tecnologias”.

O acadêmico do 8º termo do bacharelado em Ciência da Computação da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) da Unoeste, Matheus Cavichioli Coelho, também participou da exposição de painéis com o trabalho “Perigos e ameaças contra a saúde dos profissionais da área de tecnologia da informação”. Segundo ele, a ideia é conscientizar empreendedores e funcionários desse segmento sobre a postura correta durante a atuação. “É a primeira vez que realizo essa atividade e para mim é muito interessante, pois me permite falar sobre o meu estudo para toda a comunidade acadêmica, além de fornecer experiência para desenvolver outras ações”.

Lançamento de livros – A Rede de Bibliotecas da Unoeste promove nesta quarta-feira (22), no salão de artes do Enepe, às 15h30, a apresentação de obras. “Ao todo são dez autores compostos por docentes da Unoeste, egressos e convidados que aproveitarão a ocasião para falar brevemente sobre as suas publicações”, lembra a coordenadora da rede, Regina Liberati Silingovschi.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem