CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Comitês orientam e debatem responsabilidades em pesquisas

Trabalhos de iniciação científica são apresentados e estudantes de graduação e pós aprendem escrita científica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Comitês orientam e debatem responsabilidades em pesquisas
Dr. Aguiar ao conduzir a oficina sobre escrita científica
Foto: João Paulo Barbosa Comitês orientam e debatem responsabilidades em pesquisas
Alunos, professores, avaliador do simpósio e o pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi
Foto: João Paulo Barbosa Comitês orientam e debatem responsabilidades em pesquisas
Gisele, Santos e Adriana: mesa-redonda sobre ética em pesquisa


Como parte da ampla programação do 19º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi), durante a tarde desta quarta-feira (22) foram realizados o 3º Simpósio de Iniciação Científica (SIC) pelo Pibic/CNPq/Unoeste, oficina sobre escrita científica e mesa-redonda do Comitê de Ética (CEP) e Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua). Em todos os eventos houve a participação de estudantes da graduação e da pós-graduação, inscritos no Enepe 2014, o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, aberto na segunda-feira (20) e que prossegue até esta quinta-feira (23), com 3.501 inscritos confirmados.

No auditório Azaleia, a mesa-redonda sobre comitês de ética teve como expositora pelo CEP a coordenadora Dra. Gisele Alborgheti Nai. Ela discorreu sobre a importância do comitê em realização às pesquisas em humanos, oferecendo orientações de como proceder em relação aos cadastros de projetos. A coordenadora da Ceua, professora mestre Adriana Falco de Brito, expôs sobre os aspectos legais, levando em consideração a legislação recente que trata da pesquisa em animais e discorreu a preocupação com o bem-estar animal. A mediação coube ao Dr. Genivaldo de Souza Santos.

Convidado junto à Universidade Norte do Paraná (Unopar), o Dr. Andreo Aguiar conduziu a oficina sobre escrita científica. Apontou a qualidade do conteúdo como requisito básico para qualquer produção. Em relação à produção de artigos científicos, orientou para a oportunidade de publicação e detalhou sobre critérios importantes na escolha dos periódicos: características que se prendem ao público-alvo, probabilidade de aceite, rapidez na publicação, hábito de publicar e indexação em base de dados e classificação Qualis/Capes de periódicos e revistas.

Simpósio – O simpósio contou com a apresentação de 11 trabalhos de alunos inseridos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A condução das apresentações dos trabalhos, assinados por alunos e professores, foi do Dr. Vamilton Alves Santarém e a avaliação externa pelo Dr. Márcio Garcia Ribeiro, convidado junto à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp em Botucatu. Esteve presente o pró-reitor da Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi.

O primeiro trabalho apresentado foi “Aplicação do laser ASGA 904 NM na fase tardia da regeneração muscular”, dos autores Caroline Pereira Santos, Rogério Giuffrida, Francis Lopes Pacagnelli, Carlos Eduardo Assumpção de Freitas e Gisele Alborgheti Nai. A “Associação entre treinamento concorrente e capacidade funcional em idosos institucionalizados” envolveu Catarina Covolo Scarabottolo, Diego Giulliano Destro Christofaro, Everton Alex Carvalho Zanuto, Aline Duarte Ferreira Ceccato, Weber Gutemberg Alves de Oliveira, Marcelo José Alves e Jair Rodrigues Garcia Júnior.

“Avaliação da genotoxidade do biodentinet”, por Bruna Camila Ferreira da Silva e Gisele Alborgheti Nai. “Avaliação do potencial de frangos na dispersão de ovos de Toxocra canis no meio ambiente: um estudo experimental”, com Yslla Fernanda Fitz Balo Merigueti e Vamilton Álvares Santarém. “Correlações entre o sofrimento psíquico e o trabalho de professores universitários de uma licenciatura”, por Kelly Cristina Tesche Rozendo e Carmen Lúcia Dias. “Depressão infantil: implicações para o autoconceito e o desenvolvimento do repertório de habilidades sociais na criança”, com a produção de Jéssica Gorrão Lopes.

“Efeito de diferentes níveis de irradiância nas trocas gasosas e estruturas foliares de duas espécies congenéricas do cerrado”, produção de Renata Espolador São João, Gustavo MaiA Souza, Willyan de Lima Vieira e Ana Cláudia Pacheco Santos. “Eficácia do plasma rico em plaquetas homólogo na forma de gel no tratamento de feridas cirúrgicas de coelhos saudáveis”, por Viviane Maria Codognoto e Cecília Braga Laposy. “Estudos de relação quantitativa estrutura química-atividade biológica deflavonóides com potencial atividade antioxidante”, por Vinícius Augusto Dionísio Xavier e Hamilton Mitsugu Ishiki.

“Hialuronato de sódio em cães portadores de displasia coxo-femoral” feito por Poliana Cavaleti, Renata Navarro Cassu, Gabriel Montoro Nicácio e Rejane Batista Brinholi. “Refrigeração de sêmen bovino com os diluidores Tris-leite, Glicina-gema e Glicina-gema modificado”, produzido por Isamara Batata Andrade, Marcelo George Mungai Chacur, Felipe Rydygier de Ruediger, Camila Dutra de Souza Cartocci, Rogério Giuffrida e Guilherme Pepino Bastos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem