CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos que prestam Enade no domingo: vejam dicas importantes

Ficar tranquilo ajuda a garantir bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Alunos que prestam Enade no domingo: vejam dicas importantes
Organizar-se na véspera e ficar longe dos livros é melhor alternativa
Foto: Divulgação Alunos que prestam Enade no domingo: vejam dicas importantes
Seis refeições diárias com alimentos saudáveis trazem mais disposição


Está chegando o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado em 23 de novembro! A Unoeste oferece qualidade em ensino, pesquisa e extensão durante todo o curso de graduação, mesmo assim, é normal bater aquele nervosismo, quase todo mundo fica tenso com uma prova, mas para não deixar a ansiedade atrapalhá-lo, nesta reportagem você vê dicas de como estar tranquilo e bem disposto.

Antes de qualquer coisa é preciso ter muita organização! Na véspera, cheque o local de prova, quais documentos e materiais são necessários levar e atente-se aos horários: o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), recomenda que os candidatos cheguem às 12h15 (horário de Brasília), pois os portões fecham às 13h. O órgão disponibiliza um tira-dúvidas completo neste link.

Para que o estudante permaneça bem relaxado até o “Dia D”, ficar bem longe dos livros e dormir cedo no dia anterior são orientações preciosas dadas pela diretora do curso de Psicologia da Unoeste, Dra. Regina Gioconda de Andrade. “E para o sucesso na prova é importante calma e tranquilidade, uma alternativa é considerar o Enade como oportunidade de aprendizagem e experiência. Caso o nervosismo apareça, a melhor alternativa é respirar profundamente por alguns minutos, porque a probabilidade de recuperar o equilíbrio é grande”, propõe a psicóloga.

A roupa também ajuda os universitários, sabia? Regina recomenda que elas sejam simples, confortáveis, adequadas ao clima e nada de usar acessórios exagerados, pois podem desviar a atenção e o foco de ir bem. “Procure não ter pressa para terminar a prova e utilize o tempo proposto da melhor maneira possível. Resolva primeiro as questões que sabe, e quando chegar à metade do tempo, se já respondeu o conteúdo que domina, certamente se sentirá melhor para responder as demais”. Se der aquela vontade de conferir as perguntas que respondeu com mais convicção, esqueça, a doutora garante que voltar a elas aumenta a chance de trocar a resposta certa pela errada.

Boa alimentação é fundamental – Grace Francéli Quintana Facholli Garcia, coordenadora do curso de Nutrição da Unoeste, informa que nos dias anteriores ao Enade é preciso manter bons hábitos alimentares. “Não pule refeições, faça seis diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Fracionando as refeições, o indivíduo estará mais disposto. No dia da prova, almoce mais cedo, mas almoce, e se morar longe e não conseguir almoçar, faça um café da manhã bem reforçado e depois coma um lanche natural”. Ela indica grelhados e rejeita alimentos gordurosos, “pesados” e frituras, pois dão sonolência. “Não coma fora de casa para evitar alergia e intoxicação alimentar”, completa.

Quanto às bebidas, Grace pede para o aluno não ingerir álcool, café nem energético e optar por suco natural ou vitamina com leite e bastante água. Inclusive, menciona que a hidratação deve continuar durante o exame, por isso é bom garantir a garrafinha de água sem rótulo no local da prova. Além disso, a nutricionista orienta que sejam levadas pequenas porções de biscoitos integrais e barrinhas de cereal; já bolacha recheada, salgadinhos e chocolate estão “proibidos”, porque “dão uma sensação de moleza”, o que pode acabar por prejudicar o candidato.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem