CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Vem de fora estudar na Unoeste? Confira algumas dicas

Universitário que pensa em sair da casa dos pais para morar sozinho precisa saber quais as melhores opções


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Vem de fora estudar na Unoeste? Confira algumas dicas
Pensionato da dona Maria: Rodrigo Ferrari e Larissa Carrião estão entre os jovens que moram no local


Estudar em outra cidade e ter que sair da casa dos pais é a opção de muitos jovens que ingressam na universidade, mas como toda mudança traz inúmeras dúvidas, o melhor caminho é a informação. Casa ou apartamento? Pensionato ou república? Ônibus ou carro? Essas são algumas perguntas feitas por pais e filhos que estão nessa fase da vida.

Deixar a cidade natal e os familiares não é fácil, só que existem maneiras de amenizar a saudade e ainda criar laços afetivos duradouros. O pensionato, por exemplo, foi a alternativa escolhida pelos acadêmicos de Medicina e Odontologia, Larissa Carrião Janeiro, 29, e Rodrigo Ferrari Rocha, 19.

Há sete anos morando em pensionato, a paranaense de Umuarama percorreu mais de 300 km para realizar o sonho de se tornar médica. “A relação que tenho com a dona Maria [Maria Pereira de Alcântara, proprietária do pensionato] e com os outros moradores é saudável e tranquila. Durante todo esse tempo fiz muitas amizades e ainda tenho mais comodidade para os estudos”.

Ao contrário de Larissa, o jovem Rodrigo está só há seis meses em Presidente Prudente. Natural de Ubirajara (SP), ele revela que o pensionato é como se fosse o seu segundo lar. “Quando vim para cá, não conhecia nada e aos poucos fui me acostumando. Aqui é muito bom, pois o contato com estudantes e uma família ameniza a saudade de casa. Fora que os custos são menores do que se fosse morar sozinho em um apartamento”.

Maria Pereira de Alcântara, 59, é a proprietária do local. “Tenho um carinho muito grande por todos eles. Hoje moram comigo, dez pensionistas que considero como parte da minha família”. Ela diz que todo cuidado e dedicação acabam sendo recompensados. “Sinto que os pais ficam tranquilos, pois sabem que os seus filhos estão bem. Tudo que faço é com amor, aconselho e até mesmo dou bronca. Quando um deles se forma e vai embora, fico com saudade”.
 
Dicas de economista
• Antes de tomar qualquer decisão, avalie os recursos financeiros disponíveis e faça um orçamento daquilo que pretende gastar com os estudos, como transporte, alimentação ou moradia;
• Se você mora em uma cidade próxima, o transporte com ônibus escolar é mais seguro e barato, mas não se esqueça de que o tempo gasto para viajar todos os dias poderia ser utilizado para estudar. Nesse caso, veja se tem condições para arcar com moradia ou prefere viajar diariamente para a universidade;
• Para quem vem de longe e precisa morar em Prudente, escolha regiões em que o aluguel é mais barato.
 Fonte: Flávio Oliva, docente da Unoeste

Dicas do corretor
• Procure o quanto antes um lugar que atenda as suas necessidades e seja economicamente viável. Muitas vezes, as pessoas deixam para última hora e fecham um contrato sem analisar os prós e contras do tipo de imóvel e sua localização;
• Próximo ao campus I da Unoeste, muitos pais preferem alugar apartamento, pois consideram mais seguro. Já no campus II é mais frequente o aluguel de casas e kitchenettes;
• Normalmente, os universitários dividem a moradia, pois os custos ficam menores. Isso acontece nos dois campi.  Entretanto, existem aqueles que preferem mais privacidade e optam pela kitchenette, que também tem um aluguel mais barato.
 Fonte: Eraldo José de Fares, corretor de imóveis
 
Saiba mais sobre a Unoeste
• Campus I – Próximo a restaurantes, shoppings e área central de Prudente; fácil acesso e locomoção; pontos de ônibus para quem optar pelo transporte coletivo; xérox e lanchonetes no calçadão da universidade.
• Campus II – Próximo a restaurantes e acesso rápido à rodovia Raposo Tavares; 15 minutos da área central de Prudente; pontos de ônibus para quem optar pelo transporte coletivo; xérox e lanchonetes na praça de alimentação do campus; restaurante universitário.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem