CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Agrárias têm fazenda referência tecnológica no campo

Fazenda Experimental é berço de ações acadêmicas em benefício do produtor rural


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Agrárias têm fazenda referência tecnológica no campo
Alunos da graduação e pós-graduação utilizam o local para atividades diferenciadas
Foto: Ector Gervasoni Agrárias têm fazenda referência tecnológica no campo
Espaço simula propriedade agropecuária e tem rebanho de gado nelore
Foto: Gabriela Oliveira Agrárias têm fazenda referência tecnológica no campo
Várias atividades são desenvolvidas, permitindo contato com produções e equipamentos agrícolas


Como fazer para melhorar a produção nos solos arenosos, o que plantar depois da colheita do milho e na seca, qual a melhor alternativa para deixar o gado bem alimentado são alguns questionamentos comuns entre os produtores rurais. Estas e outras dúvidas são esclarecidas frequentemente em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas na Fazenda Experimental da Unoeste, em Presidente Bernardes (SP).

O local tem grande contribuição para o desenvolvimento e transformação do cenário do campo na região oeste do Estado de São Paulo e realiza atividades acadêmicas desde 1999. Atualmente é considerada uma unidade de referência tecnológica. De acordo com a professora responsável pelo espaço, a coordenadora do curso de Zootecnia, Ana Claudia Ambiel, a Fazenda Experimental simula as condições de uma propriedade agropecuária, com áreas agrícolas, de gado nelore, búfalos e cavalos. “Com funcionários treinados, instalações para hospedagem e alimentação, integração entre professores e alunos de graduação e pós-graduação das ciências agrárias, o ambiente oferece todo o suporte para o desenvolvimento das atividades”.

Ela ressalta que essa área experimental conta com uma equipe técnica composta por professores dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronegócio. “Por meio dos diferentes olhares, agregamos conhecimentos e desenvolvemos o trabalho multiprofissional, beneficiando as comunidades interna e externa”.

Dia a dia – Uma vitrine tecnológica que pode ajudar a reduzir os impactos da produção animal de grande porte em condições de pastagem. A Fazenda Experimental da Unoeste, por meio de atividades ligadas à agricultura e à pecuária, obtém resultados que auxiliam o homem do campo.

Para o coordenador do curso de Agronomia, Dr. Carlos Sérgio Tiritan, o local é visto como um grande laboratório a céu aberto, onde muitas pesquisas geram bons resultados. “Constatamos que o cultivo de grãos como soja, milho e sorgo fortalece o solo e melhora a produção da pastagem, que serve como alimentação para o gado”.

Ele lembra que este ambiente acadêmico já recebeu vários eventos, como Dias de Campo voltados aos alunos, mas também para produtores rurais e pecuaristas. “Somos referência na região e mantemos parcerias com importantes instituições como Embrapa, Unesp, UEL, UEM e Fundação MS”.

Já com relação à utilização na área veterinária há atendimentos clínico e cirúrgico aos animais da Fazenda Experimental, mas o principal trabalho está relacionado à reprodução. “Realizamos desde protocolos de inseminação artificial em bovinos, seguidos do diagnóstico e acompanhamento de gestação, até exame andrológico de bovinos”, finaliza Glaucia Prada, diretora da graduação em Medicina Veterinária da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem