CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Gestores apresentam conquistas e perspectivas a docentes

Atividade integra 7º Encontro Pedagógico dos Docentes da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Gestores apresentam conquistas e perspectivas a docentes
Professores articulam ações para universidade ser reconhecida ainda mais pela excelência acadêmica
Foto: Matheus Teixeira Gestores apresentam conquistas e perspectivas a docentes
Teatro César Cava lotado com professores de vários cursos
Foto: Matheus Teixeira Gestores apresentam conquistas e perspectivas a docentes
Guelfi, Lucimara Sanches (assistente de pró-reitoria), Creste, Darcy Alessi (coord. pedagógica), Cesar e Angelita


A primeira noite do 7º Encontro Pedagógico dos Docentes (Enped) da Unoeste foi conduzida por gestores da instituição, que apresentaram aos professores da casa as conquistas de 2014, principalmente a elevação do conceito da universidade para 4 (em escala de 1 a 5), as perspectivas para este ano de 2015 e metas em longo prazo, como o objetivo de ser uma universidade reconhecida ainda mais pela excelência acadêmica e a conquista do conceito máximo (5) pelo Ministério da Educação (MEC) – atualmente apenas um grupo de nove universidades públicas brasileiras tem esse privilégio.

A recém-contratada Dra. Glaucia Aparecida Rosa Cintra, professora do curso de Direito, acredita que o momento de integração entre gestores e docentes da Unoeste é fundamental para conhecer melhor a instituição. “Há tempos almejava fazer parte do corpo docente da Unoeste, é uma grande conquista! Quero colaborar na meta de conceito 5, contribuindo na formação de profissionais cidadãos e competentes, capazes de solucionar problemas da sociedade”, manifesta Glaucia. A professora relata que sente-se valorizada com o estímulo recebido para a educação continuada e por isso mostra seu interesse em fazer pós-doutorado para poder contribuir com o fortalecimento da tríade de ensino, pesquisa e extensão da universidade.

“A Unoeste é uma referência nacional, é a 16ª melhor universidade particular do Brasil. Este crescimento se deve aos funcionários, aos professores e aos coordenadores, e nossa expectativa é de fortalecer cada vez mais professor-aluno-direção”, referenda Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, diretor administrativo da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), a mantenedora da Unoeste. A fala ocorreu ontem (27), no campus I, no Teatro César Cava, com a plateia lotada de docentes dos mais diversos cursos de graduação da universidade, entre eles os oferecidos pela primeira vez: Design Gráfico, Engenharia Elétrica, Fotografia e Jogos Digitais.

Compromisso com a comunidade – Os professores também acompanharam as falas dos pró-reitores da Unoeste: Dr. Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa e Pós-graduação), Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima (Extensão e Ação Comunitária) e Dr. José Eduardo Creste (Acadêmico), que apresentaram as estruturas e os funcionamentos das respectivas pró-reitorias. O Trote do Bem 2015 foi comentado por Angelita, que ainda enumerou prêmios conquistados e estimulou a extensão universitária. “O profissional que queremos formar aproveita este momento para compartilhar práticas de inserção social, responsabilidade social e relacionamento humano, para quando chegar ao mercado ter vivenciado isso durante a graduação”, declara a pró-reitora.

Avanços em pesquisa – O mais novo doutorado da Unoeste, em Fisiopatologia e Saúde Animal, foi destacado por Guelfi. Outro êxito da pró-reitoria a qual coordena é o crescimento de publicações científicas internacionais, o envio mais frequente de alunos intercambistas ao exterior e o aumento de bolsas de mestrado e doutorado, de 18 para 26. “A produtividade docente é importante, em termos de pesquisa, para que os programas de mestrado e doutorado se mantenham e cresçam, com novos cursos e elevação dos conceitos, algo que reflete num dos indicadores de qualidade da universidade, o Índice Geral de Cursos (IGC)/MEC”, comenta Guelfi. Assim como os demais gestores, mencionou que todos tenham foco no que estabelece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unoeste e atentem-se às demais necessidades institucionais.

Educação transformadora – O pró-reitor Acadêmico falou sobre visão e valores da Unoeste e fez questão de frisar que os professores da universidade, cujas titulações de mestres ou doutores estão maiores do que em anos anteriores, são uma das mais valiosas contribuições para a formação acadêmica de qualidade. “O ensino superior tem sido o maior fator de inclusão social do país e a Unoeste é a maior instituição de ensino superior do oeste do Estado de São Paulo, protagonista do desenvolvimento regional. Estamos galgando novos degraus para consolidar esta instituição pelo seu ensino de qualidade, sempre comprometida com o social e de pesquisa séria e institucionalizada”, diz Creste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem